A Arte de Lidar com as Mulheres
Pensamentos masculinos do séc. XIX
de Arthur Schopenhauer
Sobre
o Livro
Sinopse
Filósofo darwinista propenso fundamentalmente às realidades menos alegres da vida, Schopenhauer dá-nos uma visão redutora, mas autêntica da condição da mulher no início do séc. XIX. Marcado pela péssima relação com a sua mãe e pelo insucesso com as mulheres por um lado e impelido pela ânsia de profundidade e saber por outro, define-se como um solitário e como tal assume o seu descontentamento e critica as formas de relação do casamento ocidental e o início legislativo da condição igualitária entre os sexos. Estas suas reflexões, apesar da descontextualização actual, merecem particular atenção enquanto retrato social e ideológico de uma época.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
A Arte de Lidar com as Mulheres
ISBN
9789898160034
Editor:
Padrões Culturais
Idioma:
Português
Dimensões:
145 x 204 x 5 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
96
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Do passado se faz o futuro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Ciências Sociais e Humanas
> Filosofia
É um livro difícil - porque perfeitamente descontextualizado - de ler no Século XXI, dado raiar a misoginia na forma como expõe algumas das considerações sobre a mulher e o seu papel social. No entanto, Schopenhauer terá sido pioneiro na reflexão sobre, precisamente, a mulher enquanto protagonista activa na filosofia, nas artes e na sociedade em geral, atribuindo-lhe, paradoxalmente, o merecido destaque enquanto tal. De qualquer forma, um livro de valor documental para compreender um tempo e outros pensadores influenciados por este autor.
Leitura obrigatória para qualquer rapaz.
Embora seja de uma perspectiva um pouco dura e machista, não deixa de ser um tema que nunca deixa de ser curioso e interessante.
Interessante a perspectiva histórica de um tema sempre fascinante.