5 Olhares sober o Património Musical Madeirense

de Paulo Esteireiro

editor: AREArtística, junho de 2011
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Este catálogo é o primeiro a ser feito em Portugal segundo as novas normas de inventariação de objetos musicais, editadas pelo Instituto de Conservação de Museus.
A edição de um catálogo da exposição revela-se de uma importância extrema. Em todas as exposições o catálogo é o documento intemporal que sobrevive à exposição e que serve de suporte para estudos futuros. Além da catalogação das 100 peças expostas, é possível encontrar neste catálogo seis artigos de fundo sobre os temas da exposição. Relembra-se que os 5 olhares expostos foram escolhidos por representarem 5 perspectivas importantes sobre a cultura musical histórica madeirense e que nos últimos anos têm sido iluminadas por investigações etnológicas e musicológicas: 1. machete (vulgo braguinha); 2. instrumentos da tradição popular; 3. piano; 4. bandolins; e 5. Bandas filarmónicas.

O Catálogo foi coordenado Paulo Esteireiro (GCEA), que contou com o apoio de vários especialistas na organização dos 5 núcleos, destacando-se a colaboração dos investigadores Manuel Morais (Universidade de Évora), Rui Magno Pinto (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Universidade Nova de Lisboa), do antropólogo Jorge Torres, do professor António Rodrigues (Xarabanda) e de Helena Trindade (Diretora do Museu da Música - Lisboa). A supervisão das fichas do catálogo foi realizada por Rui Camacho, que contou com a colaboração de Elisa Vasconcelos e Catarina Dinis.

Este catálogo constitui mais um contributo da Associação Xarabanda e do Gabinete Coordenador de Educação Artística para a reconstituição da história da cultura madeirense.
O design gráfico do catálogo foi da responsabilidade do Departamento de Arte e Design do GCEA, através de Tiago Machado, Filipa Silva e Ana Gouveia. A Direção Geral é de Carlos Gonçalves (GCEA) e de Rui Camacho (Xarabanda).

Esta edição é patrocinada pela Direção Regional dos Assuntos Culturais e pela Editora O Liberal.

5 Olhares sober o Património Musical Madeirense

de Paulo Esteireiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899697553
Editor: AREArtística
Data de Lançamento: junho de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 209 x 209 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 140
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Música
EAN: 9789899697553
Paulo Esteireiro

Paulo Esteireiro é colaborador da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, sendo Chefe de Divisão de Investigação e Multimédia, nos Serviços de Educação Artística e Multimédia da Direção Regional de Educação. É licenciado, mestre e doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido nos estudos de mestrado e doutoramento a classificação máxima por unanimidade do júri.

No domínio editorial, é autor e coordenador de várias publicações, entre as quais se destacam Estudos sobre Educação e Cultura (AREArtística), Uma História Social do Piano (Edições Colibri),  10 Novas Composições para Braguinha (AREArtística), Músicos Interpretam Camões (Fundação Calouste Gulbenkian - Imprensa Nacional-Casa da Moeda - Lisboa), 50 Histórias de Músicos na Madeira (Funchal 500 Anos), Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Direção Regional de Educação - Gabinete Coordenador de Educação Artística) e o Guia para a Audição da ópera O Achamento do Brasil (Foco Musical).

É ainda coordenador da Coleção Madeira Música, série editorial que já publicou nove CD-Rom+Áudio sobre obras musicais históricas madeirenses e que permite ouvir composições maioritariamente do século XIX e primeira metade do século XX, contextualizadas na sua época através de textos de vários especialistas. Foi autor de duas séries de 12 documentários para a RTP-M, intituladas de "Músicos Madeirenses".

(ver mais)