10% de desconto

1961: O Ano Horrível de Salazar

de António Luís Marinho

editor: Temas e Debates, junho de 2011
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal no Ensino Secundário.

O que significou o ano de 1961 na vida de um regime político que governou Portugal cerca de meio século? O que pode ter um ano de tão especial que dele se faça História? O que terá acontecido de tão marcante e decisivo? A resposta é: quase tudo! Num só ano, começa uma guerra em Angola; a Índia ocupa as possessões portuguesas de Goa, Damão e Diu e abre a primeira brecha no império colonial português; desenrola-se uma tentativa de golpe de Estado; um navio de passageiros, o Santa Maria, é assaltado e ocupado durante duas semanas; um avião da TAP é desviado; no último dia do ano, uma tentativa de assalto a um quartel por membros da oposição ao regime resulta na morte de um membro do governo. A generalidade dos portugueses tomava contacto com os acontecimentos através do filtro da Censura. Vigorava o Estado de proibição. Os portugueses sabiam apenas aquilo que o regime queria que e quando se soubesse.
Feito o balanço, 1961 foi, sem dúvida, o ano de pior memória para Salazar. Eis a crónica desses dias, a partir da imprensa da época, recordados meio século depois.

1961: O Ano Horrível de Salazar

de António Luís Marinho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896441524
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: junho de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 234 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 248
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896441524
e e e e E

Essencial

Guilherme Branco

Obra essencial para entender melhor o ano de todas as batalhas contra a liderança de Salazar. Esta obra auxilia o leitor a melhor compreender as reações do Presidente do Concelho numa conjuntura adversa onde praticamente todas as forças opositoras, nacionais e internacionais, decidem atacar a liderença portuguesa.

António Luís Marinho

António Luís Marinho nasceu em Lisboa, em 1954. É jornalista desde 1981. Trabalhou em todos os géneros da Comunicação Social: imprensa, rádio e televisão. Atualmente, na RTP, desempenha o cargo de director geral de conteúdos de rádio e televisão. Autor dos livros Operação Mar Verde – Um Documento para a História, e 1961 – O Ano Horrível de Salazar, editados pela Temas e Debates e pelo Círculo de Leitores. Foi coautor, com Joana Pontes, da série de treze documentários televisivos intitulada Século XX Português, emitida na SIC. Concluiu o curso de especialização em História Contemporânea, na Universidade Nova de Lisboa. Frequenta o 3º ano do curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, no ISCTE.

(ver mais)
Portugal à Lei da Bala

Portugal à Lei da Bala

10%
Temas e Debates
19,90€ 10% CARTÃO
portes grátis