10% OFF

Teoria do Sinal e suas Aplicações

by Joaquim Azevedo, João Correia Lopes, António Casimiro e Francisco Velez Grilo
Publisher: Escolar Editora, March of 2010 ‧
35,50€
10% OFF CARD
free shipping
Sell ​​your book
A presente publicação é a terceira edição, revista e aumentada, do livro cujo conteúdo decorreu inicialmente da disciplina de Circuitos e Sinais do Curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

As operações fundamentais dos sinais, a convolução e a correlação do domínio dos tempos, são estudadas detalhadamente. Elas permitiram desenvolver uma Teoria Geral das Transformadas. Deste modo, aparece particularmente útil a identificação efectuada, aliás com todo o rigor matemático, entre sinais e vectores. Essa identificação vai permitir uma representação simples, clara e objectiva de variados aspectos relacionados com o Processamento do Sinal, facilitando a sua aplicação.

É também conveniente realçar que a teoria desenvolvida torna desnecessário fazer teorias diferentes para sinais contínuos e discretos, apresentando assim uma aplicação mais geral com a concomitante economia de tempo e alargamento da compreensão das operações.

O Capítulo 1 é uma introdução à área de interesse do livro. O Capítulo 2 contém as definições, os conceitos fundamentais e manuseamento de sinais em operações elementares. No Capítulo 3 são apresentadas algumas decomposições binárias dos sinais, servindo como introdução à analogia existente entre um sinal e um vector. O Capítulo 4 apresenta formalmente essa identificação e define o produto escalar para vários tipos de sinais. Seguidamente, nos Capítulos 5 e 6 são apresentadas as operações mais complexas de correlação e convolução de sinais. De grande importância para a definição na Série de Fourier e das transformadas, o Capítulo 7 apresenta a decomposição de sinais em N dimensões. Finalmente, nos Capítulos 8,9 e 10 são apresentadas as diversas transformadas fundamentais, tanto contínuas como discretas. A generalização da Transformada de Fourier ( Capítulo 8 ), realizada com a Transformada de Laplace, fundamental na Teoria dos Sistemas, é apresentada no Capítulo 9. Para sinais discretos define-se a Transformada Z no Capítulo 10. Em Apêndice são apresentados casos de outras transformadas usualmente menos utilizadas, facilmente manuseáveis com os conceitos apresentados anteriormente. Cada capítulo, além de exemplos elucidativos, contém um conjunto de problemas tipo cuja solução é apresentada no final do livro

Teoria do Sinal e suas Aplicações

by Joaquim Azevedo, João Correia Lopes, António Casimiro e Francisco Velez Grilo

Property Description
ISBN: 9789725922620
Publisher: Escolar Editora
Release Date: March of 2010
Language: Portuguese
Dimensions: 180 x 239 x 26 mm
Cover: Softcover
Pages: 486
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Engineering > General Engineering
EAN: 9789725922620

Um Livro a não perder.

Armando J. P. Carvalho, Eng.

Conteúdo de grande rigor matemático, mas de leitura simples e envolvente. Apresenta bem os conceitos e como tal é um bom material de estudo.

Excelente livro

Jorge Rodrigues Valente

É sem dúdivas uma excelente abordagem a cadeira de Sinais. Bem escrito, e com uma notação matematica de referencia. Tenho varios livros sobre o tema (em português e Inglês) e este tem a particularidade de não ser maçador, tendo em conta o tema abordado. Só falta a resolução dos exercicios (só a solução não é suficiente) e codigo em Matlab com exemplo do processamento de sinais.