10% OFF

Sociedade sem Ecrãs

Como a mediação digital está a transformar a experiência humana

by Joaquim Fialho
Publisher: Edições Sílabo, May of 2026 ‧
17,50€
15,75€
10% OFF
IN STOCK -
free shipping
Uma análise de como os ecrãs estão a transformar a vida humana e uma leitura crítica da mediação digital na organização da vida social.

Os ecrãs tornaram-se presença constante na vida contemporânea. Através deles trabalhamos, comunicamos, informamo-nos e ocupamos o tempo. Mas esta presença contínua tem várias consequências.

Neste livro, o autor propõe uma reflexão informada, conceptualmente sustentada sobre o modo como a mediação digital está a transformar a experiência humana. Sem cair numa visão tecnófoba e convocando contributos das ciências sociais e do pensamento contemporâneo, analisa os custos menos visíveis da hiperconetividade, que oscilam entre a dependência e a fragmentação da atenção, e da solidão ao empobrecimento dos laços sociais.

A partir de evidência científica e de exemplos concretos, este ensaio convida o leitor a repensar o lugar da tecnologia na vida quotidiana e a refletir sobre a possibilidade de recuperar as for­mas mais plenas de presença, relação e autonomia.

Sociedade sem Ecrãs

Como a mediação digital está a transformar a experiência humana

by Joaquim Fialho

Property Description
ISBN: 9789895614684
Publisher: Edições Sílabo
Release Date: May of 2026
Language: Portuguese
Dimensions: 140 x 214 x 17 mm
Cover: Softcover
Pages: 276
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Social Sciences and Humanities > Sociology
EAN: 9789895614684

ABOUT THE AUTHOR

Joaquim Fialho

É analista de redes sociais e investigador integrado do CLISSIS, Universidade Lusíada. Doutor e mestre em Sociologia. Licenciou-se em Serviço Social (1998) e é quadro superior do Instituto do Emprego e Formação Profissional (1999-). Atualmente é coordenador do Núcleo da Formação Profissional na Delegação Regional do Alentejo do IEFP.IP. As suas principais linhas de investigação são as políticas públicas, formação profissional, análise de redes sociais, dinâmicas organizacionais, avaliação de projetos e construção de diagnósticos sociais. Tem participado como conferencista em vários eventos nacionais e internacionais sobre redes sociais. Coordenou o I e II Congresso Internacional de Redes Sociais, em 2017 e 2018. Tem colaborado em atividades docentes com vários estabelecimentos de ensino superior em Portugal. Entre as principais publicações em que tem participado, destacam-se Iniciação à Análise de Redes Sociais. Casos Práticos e Procedimentos com UCINET; Formação profissional. Práticas organizacionais, políticas públicas e estratégias de ação; Diagnóstico Social. Teoria, metodologia e casos práticos; Prospetiva Estratégica. Teoria, métodos e casos reais e Redes Sociais. Para uma compreensão multidisciplinar da sociedade.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT