10% OFF

Sobras de Deus

by Manuel Marques
Publisher: Chiado Books, October of 2014 ‧
13,00€
10% OFF CARD
Céu virgem, inferno aberto?
Ou inferno encerrado e céu a descoberto?
Numa terra seca e de saibro, medos e deuses, tudo e muito, a gente agarra-se a qualquer sobra, e luta, obra.
Caíram, aqui, os contrários, dois padres.
Um mantém virgem um céu, inatingível;
e um inferno aberto que tudo absorve.
Ele próprio, acumulando rezas, duvida que lhe escape.
Não sabe que coisa são, sabe que os há, ‘porque há.’
O outro esvazia infernos, fecha todas as entradas.
O para lá de tudo é. É a céu aberto e sem limites;
a consciência é o fundo.
Entre padres, quase limite, está Judas
que vence o tem que ser. Estão todos.
A terra é a Orca que, em revolta, toca a rebate.
A gente é tanta! É legião,
são quantos tocam a rebate, de muitos modos,
para a sempre guerra santa.

Sobras de Deus

by Manuel Marques

Property Description
ISBN: 9789895117871
Publisher: Chiado Books
Release Date: October of 2014
Language: Portuguese
Dimensions: 138 x 225 x 25 mm
Cover: Softcover
Pages: 344
Format: Book
Collection: Viagens na Ficção
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789895117871

ABOUT THE AUTHOR

Manuel Marques

Nasceu na Orca, Fundão, em 1930.
Foi pároco e professor em Belmonte, de 1954 a 1975. Aqui fundou o ensino liceal e secundário, e foi responsável pela criação de uma cooperativa e uma fábrica de confeção industrial. Escreveu Subsídios para uma Monografia de Belmonte (com Joaquim Cardoso Tavares), Belmonte – Terras de Cabral, Concelho de Belmonte - Memória e História, e obras dramáticas: Outorga da Liberdade, Cabral Capitão da Esperança e O Grande Enigma de Cabral, e Mulher na Gestação do Mundo, O Granito e a Forma - Poesia Paralela, - edições da Câmara M. de Belmonte.
Na defesa dos cripto judeus de Belmonte, colaborou com a Universidade dos Meios Audiovisuais Belga (Ciclo de Viagens na Memória, com Musée de la Diaspora, e com Frédéric Bremmer e Yosef Haym Yerushalmi, em 'Marrannes' - 'Um Matriarcado salva uma civilização de Patriarcas', ed. La Différence, Paris, 1992. 'Judeus de Belmonte' para programa de Culturas Diferenciadas, Rádio Sudwestfunk, Berlm, 1997.
Na Covilhã, foi professor na Escola Pêro da Covilhã. Escreveu poemas: 'Ganga', 'Serra Vivente' (em 'Notícias da Covilhã'), e colaborou com Maria Rafael Felizol em 'Poetas fazem Cidade'.
Em 2014, publicou o romance Sobras de Deus - (Numa Orca, tanto de Deus, tantos diabos), Chiado Editora.
Esterinha, a Judia Linda é obra agora editada, com o patrocínio do Município de Belmonte.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT