Satânia - Novelas
SYNOPSIS
Juntamento com obras de António Botto e Raúl Leal, foram apreendidos e queimados. Enquanto Fernando Pessoa e outros contemporâneos defenderam os seus correligionários, Judith, uma mulher à parte dos modernistas, não teve defesa e foi atacada pelos seus pares, pelas instituições civis e pela Igreja.
Satânia, único volume de prosa ficcional da autora, reúne duas novelas onde as temáticas da sensualidade feminina são, como na restante obra da autora, exacerbadas. Judith Teixeira é a única escritora modern(ist)a portuguesa a fazer a ligação de um ultra-romantismo carregado de erotismo latente (A vestal Álvaro do Carvalhal, por exemplo) passando pelo simbolismo, decadentismo e outros movimentos até chegar ao modernismo propriamente dito.
A censura calou esta voz inconformada e, um ano depois da publicação desta obra, até à sua morte em 1959, Judith Teixeira não mais se ouviu ou fez ouvir.
Esta é a primeira edição deste livro originalmente publicado em 1927 ao qual se junta a conferência De Mim na qual Judith Teixeira se procurou defender das críticas com que foi amordaçada.
DETAILS
| Property | Description |
|---|---|
| ISBN: | 9789898872265 |
| Publisher: | E-primatur |
| Release Date: | May of 2019 |
| Language: | Portuguese |
| Dimensions: | 118 x 213 x 5 mm |
| Cover: | Softcover |
| Pages: | 112 |
| Format: | Book |
| Collection: | Livro B |
| Categories: |
Books in Portuguese
>
Fiction
>
Other Literary Forms
|
| EAN: | 9789898872265 |
REVIEWS
Judith Teixeira
Luís
Uma escritora à frente do seu tempo, que lutou contra o preconceito dos seus pares e da sociedade. Foi criticada até por Fernando Pessoa. Uma mulher que sozinha fez a sua defesa. Um livro obrigatório para qualquer leitor que defende a diversidade e abertura de consciência humana.
Recomendo.
Mário Correia
Um regresso de um grande programa editorial português, os livros B. Em Satânia temos uma janela importante para a obra desta tão esquecida escritora portuguesa. Escrita reflexiva onde o erotismo representa muitas vezes o eixo. Recomendo.
PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT
-
Smarra ou os Demónios da Noite10%Editorial Estampa5,00€ 10% CARTÃO
-
Plano de EvasãoEm stock - envio até10%Editorial Estampa5,00€ 10% CARTÃO