10% OFF

Portugal - Luz e Sombra

O País depois de Orlando Ribeiro

by Duarte Belo
Publisher: Temas e Debates, February of 2012 ‧
19,90€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
Refazer os percursos de Orlando Ribeiro. Partindo do imenso espólio do grande geógrafo português que, na esteira de figuras como Leite de Vasconcelos, fez uma recolha e observação das grandes paisagens rurais e urbanos do Portugal do século XX, Duarte Belo regressa a alguns dos locais captados pela objetiva de Orlando Ribeiro. Fotografando esses mesmos locais, devolve-nos uma viagem no tempo. Algumas das marcas captadas por Orlando Ribeiro ficaram, outras desapareceram. Duarte Belo mostra isso mesmo: o ficou. Um século depois do seu nascimento, este «Portugal - Luz e Sombra» é uma das melhores formas de lembrar e homenagear a singular obra de Orlando Ribeiro.

«Orlando Ribeiro (1911-1997), um dos mais proeminentes geógrafos portugueses, fotografou exaustivamente o território nacional a partir de 1937. Durante quase cinco décadas fixou, pela imagem, o solo e as construções que nos rodeiam. Em 1985, quando arruma a sua câmara fotográfica, Portugal já entrara num processo de mudança que se tornava cada vez mais célere. Em 2011 voltámos a uma grande viagem que fora iniciada em Portugal - O Sabor da Terra e continuada em Portugal Património. Selecionámos um conjunto de fotografias do grande mestre da geografia e regressámos aos mesmos exatos locais das suas tomadas de vista. O que encontrámos não foram apenas alterações, mais ou menos significativas, de aspetos das paisagens e das arquiteturas, mas um tempo civilizacional diferente. Estas fotografias dão-nos conta, com fascínio e inquietação, do poder avassalador do tempo, e das imparáveis construções humanas, na modelação da identidade de um povo.»

Portugal - Luz e Sombra

O País depois de Orlando Ribeiro

by Duarte Belo

Property Description
ISBN: 9789896441869
Publisher: Temas e Debates
Release Date: February of 2012
Language: Portuguese
Dimensions: 168 x 248 x 22 mm
Cover: Softcover
Pages: 320
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > History of Portugal
EAN: 9789896441869

Viagem ao passado

Miguel

Dizem que não se deve voltar a um lugar onde fomos felizes. Neste livro Duarte Belo desafia essa lógica e demonstra exemplarmente que é possível rever o passado com as lentes do presente. Recomendo.

para comparar

CarloSousa

O livro não tem muito que ler, mas é riquissimo no registo fotográfico dos percursos de Orlando Ribeiro, um grande geógrafo português. Serviu para verificar as transformações do nosso território, que se deram em tão pouco tempo e imaginar como teria sido, sem grandes recursos, esta viagem pelo nosso território. Muito bem conseguido o trabalho de Duarte Belo.

ABOUT THE AUTHOR

Duarte Belo

Duarte Belo nasceu em Lisboa (1968). Licenciado em Arquitetura (1991).
Paralelamente à atividade inicial em Arquitetura, desenvolve projetos em Fotografia. Expõe individualmente desde 1989, tendo já participado em numerosas exposições individuais. Está representado em diversas coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro. Já desenvolveu a atividade de docência e participa regularmente em seminários, congressos e mesas redondas.
Na Documenta, publicou: A Torre (com Maria Inês Cordeiro), em 2013; Maria Gabriela Llansol — O Encontro Inesperado do Diverso (com Ilda David), em 2014; Cesariny — Em Casas Como Aquela (com José Manuel dos Santos), em 2014; Alberto Carneiro – Natureza Dentro, em 2017.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT