Obras Completas

Volume I

by Urbano Tavares Rodrigues
Publisher: Dom Quixote, May of 2007 ‧
As novelas, quase romances, e contos, que compõem este livro correspondem ao período de seis anos em que Urbano Tavares Rodrigues viveu como professor em França, e viajou por outros países europeus.
Duas destas novelas, Escombros e Jornada sem Regresso, foram consideradas pela crítica de então obras-primas. Apresentam certas marcas do existencialismo e do marxismo, que hão-de perdurar na sua obra, e uma consciência social, ainda em formação, com raízes nas injustiças do Alentejo da sua infância.
Nesta obra vemos em cenários cosmopolitas jovens portugueses perante uma sociedade mais evoluída em que se integram, mas conservando alguns deles arraigados preconceitos, mesmo quando deles desdenham. Outros, pelo contrário, ultrapassam as próprias regras do país de acolhimento.
Uma vez ou outra já aqui se pressente o escritor de resistência dos anos 60 e 70 que, regressado a Portugal, mantendo toda a sua subjectividade, se empenha a fundo na denúncia do sistema. Mesmo nos romances mais recentes de Urbano Tavares Rodrigues onde a sua escrita se apura ao extremo e ele criticamente aborda o íntimo das relações humanas no contexto actual, há por vezes ecos da problemática destes seus primeiros livros.
Na obra completa de Urbano Tavares Rodrigues deparamo-nos com a crónica de muitas décadas da vida portuguesa da segunda metade do século XX e já do século XXI.

Obras Completas

Volume I

by Urbano Tavares Rodrigues

Property Description
ISBN: 9789722033282
Publisher: Dom Quixote
Release Date: May of 2007
Language: Portuguese
Dimensions: 155 x 234 x 28 mm
Cover: Softcover
Pages: 496
Format: Book
Collection: Autores de Língua Portuguesa
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Other Literary Forms
EAN: 9789722033282

ABOUT THE AUTHOR

Urbano Tavares Rodrigues

Urbano Tavares Rodrigues não é apenas o grande escritor do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens, é também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo.
Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências, tem uma obra literária e ensaística muito vasta e traduzida em inúmeros idiomas, do francês e do espanhol ao russo e ao chinês. Obteve diversos prémios, entre eles o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio Fernando Namora, o Ricardo Malheiros da Academia das Ciências, etc.
De entre os seus maiores êxitos de crítica e de público, lembramos A Noite Roxa, Bastardos do Sol, Os Insubmissos, Imitação da Felicidade, Fuga Imóvel, Violeta e a Noite, O Supremo Interdito, Nunca Diremos Quem Sois, A Estação Dourada.
Urbano Tavares Rodrigues, que foi afastado do ensino universitário durante as ditaduras de Salazar e Caetano, participou ativamente na resistência e foi preso e encarcerado por várias vezes nos anos sessenta.
Faleceu no dia 9 de agosto de 2013, em Lisboa.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR