30% OFF

O Tacão de Ferro

by Jack London
Publisher: Antígona, February of 2019 ‧
17,50€
14,00€
20% OFF + 10% CARD
IN STOCK -
free shipping
RECOMMENDED BY THE NATIONAL READING PLAN
EUA, início do século xx. Uma ditadura oligárquica - o Tacão de Ferro - ascende ao poder. Subjuga o país durante trezentos anos, esmagando dissidentes e fazendo dos tribunais, da imprensa e dos políticos os seus fantoches. Divide para reinar e controla toda a sociedade, condenando o povo à miséria. O Tacão de Ferro (1908), manuscrito da época, descoberto e anotado pelo historiador Anthony Meredith no século xxvii, é a crónica da sangrenta revolução das massas, do «povo do abismo», e da sua repressão implacável, escrita por Avis Everhard, mulher de um cabecilha da resistência.

Clássico da revolta e da insurreição, este livro visionário é uma das principais distopias políticas do século xx, e a imagem da poderosa bota que se abate sobre a humanidade, para a esmagar, ficaria indelevelmente gravada em 1984, de George Orwell.

«Uma notável profecia da ascensão do fascismo.»
George Orwell

O Tacão de Ferro

by Jack London

Property Description
ISBN: 9789726083313
Publisher: Antígona
Release Date: February of 2019
Language: Portuguese
Dimensions: 137 x 212 x 19 mm
Cover: Softcover
Pages: 312
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789726083313

Tacão de Ferro — O poder soberano da opressão

João Matias

Para quem ainda não conhece, Jack London escreve que se farta! F*da-*e! A cada leitura, os seus livros continuam a fascinar-me e a surpreender-me. Publicado em 1908 e considerado uma das obras precursoras da distopia como género literário, “Tacão de Ferro” apresenta-nos um manuscrito deixado por Avis Everhard, mulher de Ernest Everhard, onde são relatados os acontecimentos revolucionários contra a oligarquia do Tacão de Ferro, que dominou, oprimiu e subjugou um povo implacavelmente durante mais de trezentos anos. Esse manuscrito é, no futuro, encontrado e anotado pelo historiador Anthony Meredith. O relato é impressionante. Quase um laboratório de ideias onde se cruzam temas como o socialismo, o capitalismo selvagem, a luta de classes, a propaganda, a desumanização pelo trabalho escravo, a violência institucionalizada, repressão… Por momentos, a leitura torna-se desconfortável. Nem sempre concordei com tudo o que ali é defendido, mas isso não retira força ao livro. Pelo contrário. Impressiona pela lucidez com que antecipa certos movimentos históricos, chegando mesmo a pressentir fenómenos que mais tarde se tornariam realidade, como a ascensão de regimes autoritários na Europa. Uma leitura dura, pertinente e surpreendentemente atual. Fica a sugestão.

Primeira distopia

Ana D.

Uma distopia que, diz-se, influenciou Orwell a criar "1984". Escrito logo no início do século XX, o autor foca-se nas alterações de sociedade e política, e menos na parte tecnológica. O tom é propagandista, o que pode afastar alguns leitores, no entanto é um livro demasiado importante para ficarmos presos nesse preconceito e não aproveitarmos para através da sua leitura fazer reflexões sobre o nosso passado e presente/futuro com a tendência crescente para o autoritarismo. A forma como está escrito é também muito interessante e certamente inovadora ou pelo menos pouco comum para a época, com a história a ser-nos contada através de personagens diferentes que vivem em épocas diferentes.

ABOUT THE AUTHOR

Jack London

A biografia de Jack London (1876-1916) é tão prodigiosa como a obra que nos legou e que o tornaria mundialmente famoso: narrativas do alto-mar (O Cruzeiro do Snark, 1911) e de paisagens nevadas (O Filho do Lobo, 1900), viagens ao lado negro da sociedade industrial (O Povo do Abismo, 1903), entre errantes sem eira nem beira (Vagabundos Cruzando a Noite, 1907), uma fértil correspondência e textos autobiográficos, como Memórias de Um Alcoólico – John Barleycorn (1913). Uma das figuras mais românticas do seu tempo, autodidata e orador eloquente, foi também um homem dos mil ofícios: operário fabril na Califórnia, garimpeiro no Klondike e correspondente de guerra no Japão. Socialista convicto, aliou a sede de aventuras à fome de justiça social, e a coragem individual à defesa da solidariedade entre os homens.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT