10% OFF

O Sacerdote Adriano Botelho

by Cláudio Carneiro
Publisher: Chiado Books, April of 2013 ‧
15,00€
10% OFF CARD
A mensagem do presente livro "é uma síntese do Fascismo salazarista e do Fascismo actual, tomando, como núcleo, a vida e a obra do Sacerdote" Adriano da Silva Pereira Botelho, que fora, entre outras, Prior das freguesias de São Pedro de Alcântara e de São João de Brito de Alvalade.

Vem denunciar, alto e sonante, como um hino apocalípto do Dia de Juízo, os tempos fascizantes do Estado Novo e os do fascismo de hoje, ainda bem mais aviltante para o Povo, e as promessas feitas e não cumpridas dos sucessivos executivos pós 25 de Abril de 1974.

O salazarismo ainda concedia à arraia-miuda um mínimo, mas a chamada democracia, de cordel, de trazer por casa, até esse mínimo lhe usurpou, em proveito próprio. Récuas farisaicas, inimigas do Povo, que o tornaram (que ao tempo ainda era servo de gleba) em simples escravo, com deveres e sem direitos, como animais domésticos.

Bandos de fariseus, no Vale de Josafat, Repudiam Jesus, interpelam Jeová!

Não satisfeito, o governo que agora nos desgoverna, aos aposentados, além de lhes reduzir as escassas reformas, roubara-lhes os subsídios de Férias e de Natal, para os quais haviam descontado ao longo de muitos anos de trabalho e de sacrifício, para aumentar, ele, (des) governo, as suas mordomias e as da camarilha obsoleta e parasita, com a desculpa da Crise, por eles engendrada. Fora uma roubalheira nunca vista em parte alguma, desde que o mundo é mundo!Se não vier outro 25 de Abril a sério, não da burguesia mas do Povo, que acabe com esta ladroagem Infame, Portugal, o país mais antigo da Europa, acabará como nação independente e o seu Povo, humilhante e servil, roubado pela burguesia, expatriado, mundo fora, longe do torrão sagrado que lhe dera o ser, obrigar-se-à a vender a sua força de trabalho e ao desbarato, a quem a quiser comprar, para não morrer à míngua.

O Sacerdote Adriano Botelho

by Cláudio Carneiro

Property Description
ISBN: 9789895100446
Publisher: Chiado Books
Release Date: April of 2013
Language: Portuguese
Dimensions: 139 x 220 x 37 mm
Cover: Softcover
Pages: 504
Format: Book
Collection: Viagens na Ficção
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789895100446

ABOUT THE AUTHOR

Cláudio Carneiro

Nasceu em Chacim, concelho de Macedo de Cavaleiros, em 08.05.1931. Aí viveu até aos 30 anos, com excepção do tempo militar. Desde de criança, teve que repartir o tempo entre a guarda dos vitelos e outros trabalhos campestres.
Companheiro mais velho de sete irmãos (cinco rapazes e duas raparigas) partilhou com eles a alegria da vida rural. Pastor e boieiro, foi também lavrador. Dormiu no campo e aprendeu a auscultar os segredos da terra-mãe.
Por falta de tempo, não teve disponibilidade total para a escola primária. Terminou-a já homem, quando militar em Bragança, na Escola Regimental. Sonhador e destemido, conheceu as paragens longínquas de Goa (1955). Aqui colabora nos jornais Heraldo e Diário. Conheceu os limites orientais do Império. Embarca em Mormugão de regresso à Pátria (23.05.1957).
Em Abril de 1961, radica-se em Lisboa, chamado pelo Senhor General Paulo Bénard Guedes, penúltimo Governador do Estado Português da Índia, ao serviço de quem esteve como guarda-costas, terminada a escola de cabos em Velha Goa e promovido a 1.º cabo.

Recupera agora o tempo que lhe faltou em criança para estudar. Faz o Curso Geral dos Liceus e frequenta o Curso de Direito que não termina. No Liceu teve como professor, no antigo 7.º ano do Liceu, em português e francês, o Dr. Altino Moreira Cardoso, conterrâneo, natural de Loureiro – Peso da Régua, escritor, compositor, jornalista, informático… e, no ano seguinte, colega na faculdade de Direito de Lisboa. Colaborou e foi Administrador do jornal Poetas & Trovadores, escreveu nas revistas Mosaicos, Notícias Metrópole, Notícias Zurich, na revista O Bi-Tó-Rô, da Associação Cultural e Recreativa de Soutelo – Mogadouro, da qual foi sócio, sócio da Trasald – Cooperativa dos Criadores e Produtores de Trás-os-Montes e Alto Douro – Porto, sócio do Centro Cultural de Balsamão – Chacim, está inscrito no Grémio Literário Vila-Realense é sócio da Academia de Letras de Trás-os-Montes, Bragança e fez parte dos seus Corpos Sociais, de Junho de 2015/2017.

Tem escrito em vários jornais regionais – Amadora/Sintra, Voz do Tua – Mirandela, A Voz do Nordeste – Bragança, O Coura – Paredes de Coura, Notícias da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, de cuja Casa Regional foi membro da Direcção como vogal e Conselheiro Regional, pelo seu concelho, Macedo de Cavaleiros, escreveu e foi sócio da revista Unearta- União dos Escritores e Artistas Trasmontanos e Alto Durienses e escreveu na Revista Brigantia.
Está inscrito na S.P.A - Sociedade Portuguesa de Autores com o n.º 18797, e consta no Dicionário dos Mais Ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, de J. Barroso da Fonte – volume II, 2001 e em Bibliografia do Distrito de Bragança , de Hirondino Fernandes - volume II, C, 2012.

Escreveu e publicou: Relíquias do Nordeste Trasmontano – poemas; A Serra de Bornes Chacim e Balsamão – poemas, edição do autor; Pelo Nordeste de Trás-os-Montes – contos; Vivências Inesquecíveis – romance biográfico, edição editora Amadora Sintra; Reminiscências de Olvido – contos e Viagens, edição Chiado Editora. O Sacerdote Adriano Botelho – romance, edição Chiado Editora, O Despertar da Alma Portuguesa in sonetos, edição Chiado Editora. É co-autor de duas colectâneas – Poetas de Sempre, III e IV volumes, 2002 e 2003, de J. Barroso da Fonte.

Prontos para edição: Diálogos com Deus, Evocações, Dramas de um Povo. Contas da Minha Aldea – contos.
Procura cultivar o regionalismo trasmontano, sem descurar o gosto pela cultura em geral.
Viúvo desde 17 de Fevereiro de 2017, sente no seu lar e no de sua filha a riqueza dos valores familiares, expressos na alegria e inocência de dois netos que lhe enchem a casa de vida.
Regressa às suas preocupações. Escreve e lê.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT