10% OFF

O Inverno de Passagem

by Urbano Bettencourt
Publisher: Companhia das Ilhas, July of 2021 ‧
17,50€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
Urbano Bettencourt (ilha do Pico, 1949) reúne neste terceiro volume das suas Obras na Companhia das Ilhas uma vintena de narrativas, mais extensas ou mais curtas, algumas inéditas, outras submetidas a revisão.

Urbano Bettencourt é um (excelente) poeta e isso nota-se muito bem nestas narrativas - que em grande parte revisitam ficcionalmente a sua ilha natal, o Pico, o universo familiar, em especial, alargando contudo o seu poder de observação e de transfiguração criativa a outros universos geográficos ou temáticos.

«E assim me entendo como ilhéu: sentado numa pedra, rodeado de mundos, imaginados, concretos, por todos os lados. E sem sentir que deva pedir desculpa por isso, seja a quem for.»

O Inverno de Passagem

by Urbano Bettencourt

Property Description
ISBN: 9789899007482
Publisher: Companhia das Ilhas
Release Date: July of 2021
Language: Portuguese
Dimensions: 129 x 180 x 9 mm
Cover: Softcover
Pages: 156
Format: Book
Collection: Obra Completa de Urbano Bettencourt
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Short stories
EAN: 9789899007482

ABOUT THE AUTHOR

Urbano Bettencourt

Urbano Bettencourt (Piedade, ilha do Pico, 1949) é um dos intelectuais de maior destaque na vida cultural dos Açores. A sua obra, iniciada em 1972, contempla o ensaísmo, a poesia e a prosa de ficção. Como ensaísta, tem um trabalho continuado sobre a literatura feita nos Açores, e também um olhar informado sobre o que acontece na área da Macaronésia (Madeira, Canárias e Cabo Verde), em livro e em revistas da especialidade (nacionais e estrangeiras) e na imprensa açoriana. Na ficção e na poesia, publicou cerca de duas dezenas de títulos. Parte da sua produção literária tem sido traduzida no estrangeiro, quer em obras autónomas, quer em antologias.
É Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e Doutorado em Estudos Portugueses pela Universidade dos Açores. Atualmente, é investigador do CIERL-UMa e do CEHu-UAc.
A Companhia das Ilhas inicia este ano (2020) a publicação da sua Obra Completa.

Obras publicadas:
Poesia e narrativa: Raiz de mágoa (1972); Marinheiro com residência fixa (1980); Naufrágios inscrições (1987); Algumas das cidades (1995); Lugares sombras e afectos (2005); Santo Amaro sobre o mar (2005; 2.ª ed, 2009); Antero (2006); Que paisagem apagarás (2010); África frente e verso (2012), Outros nomes, outras guerras (Companhia das Ilhas, 2013). Está representado em diversas antologias no país e no estrangeiro (Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Eslováquia, Hungria e Letónia).

Ensaio: O gosto das palavras, 3 vols. (1983, 1995, 1999); Emigração e literatura (1989); De Cabo Verde aos Açores – à luz da «Claridade» (1998); Ilhas conforme as circunstâncias (2003).
Tem dezenas de ensaios dispersos em jornais e revistas da especialidade e em obras de conjunto, dentro e fora do país.

Entre 2006 e 2009, coordenou com Carlos Alberto Machado a coleção Biblioteca Açoriana (Lajes do Pico).
Colaborou na edição das seguintes antologias de poesia açoriana: Caminhos do Mar. Antologia Poética Açoriano-Catarinense (com Lauro Junkes e Osmar Pisani), Florianópolis, Santa Catarina, 2005; Pontos Luminosos. Açores e Madeira-Antologia Poética do Século XX (com Maria Aurora Homem e Diana Pimentel), 2006; Azoru Salu. Dzejas antologija (com Leons Briedis), Riga, Letónia, 2009.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT