30% OFF

Norwegian Wood

by Haruki Murakami
Publisher: Casa das Letras, October of 2023 ‧
15,90€
11,13€
30% OFF
IN STOCK -
Um avião prepara-se para aterrar no aeroporto de Frankfurt. Aos ouvidos de Toru Watanabe chegam os acordes de Norwegian Wood, a famosa canção dos Beatles. O mítico tema dos Beatles tem o condão de transportar este executivo de 38 anos aos tempos da juventude, vividos na turbulenta Tóquio em finais dos anos sessenta.

Saído da casa dos pais com dezoito anos e deixando para trás a pacatez de província e o velho Toyota Corolla da família, Toru chega à capital japonesa a fim de estudar teatro na universidade instalando-se uma residência estudantil só para rapazes. Filho único e solitário por natureza, passa o tempo a ler O Grande Gatsby e a estudar atentamente os colegas e as pessoas que o rodeiam. Um belo dia, o narrador reencontra um rosto de passado: Naoko, antiga namorada do seu grande amigo de adolescência, Kizuki, antes de este cometer suicídio na flor da idade, depois de vencer um jogo de snooker.

Marcados por essa tragédia em comum, os dois começam a dar longos passeios e constroem uma relação delicada na qual a fragilidade psicológica de Naoko se torna cada vez mais evidente culminando com o seu internamento na casa de repouso, onde conhecem Reiko, uma mulher madura com rugas a condizer e um passado trágico.

Por esses dias, Watanabe trava ainda conhecimento com Midori: estudante de teatro como ele, símbolo da mulher moderna, lutadora... e dona de uma livraria à moda antiga. Isto sem esquecer a figura impagável de Facho, colega de quarto que faz ginástica matinal ao som do hino e se masturba a olhar para a Ponte de São Francisco. Qual das figuras femininas conquistará o coração do protagonista, que continua a bater desalmadamente?

Norwegian Wood tem sido comparado ao romance À Espera no Centeio, de J.D. Salinger.
murakami_640.jpg

Murakami: 75 anos de vida do escritor que impele os leitores a encontrarem o caminho de volta

O romancista vivo mais vendido do Japão, Haruki Murakami, faz 75 anos. Nascido a 12 de janeiro de 1949 em Fishimi, Tóquio, começou a escrever aos 30 anos e tornou-se uma sensação literária em 1987, quando publicou o seu quinto romance, Norwegian Wood. Nas suas histórias misteriosas e assombrosas, traduzidas para mais de 50 línguas, realidade e fantasia misturam-se, originando estranhos mundos surreais em torno de gatos desaparecidos, distópias, thrillers de fantasia e meditações sobre o amor. Com uma ficção exploratória, explorando os “e se…”, Murakami leva-nos muitas vezes para um sítio novo, para depois nos obrigar a encontrar o caminho de volta.

O seu primeiro romance, Hear the Wind Sing, ganhou o Prémio Gunzou de Literatura para escritores em início de carreira, em 1979. A este sucesso seguiram-se duas sequelas, Pinball, de 1973, e Em Busca do Carneiro Selvagem, que, no seu conjunto, formam a Trilogia do Rato. Haruki Murakami Murakami é também autor dos romances O Impiedoso País das Maravilhas e o Fim do Mundo, Dança, Dança, Dança, A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol, The Wind-Up Bird Chronicle; Sputnik, Meu Amor, After Dark, 1Q84, A Peregrinação do Rapaz Sem Cor. O autor escreveu ainda três colecções de contos: O Elefante Evapora-se, After the Quake e Blind Willow, Sleeping Woman, e uma novela ilustrada, The Strange Library. E, claro, os famosos Kafka à Beira-Mar e Norwegian Wood, mas desses falaremos já de seguida.

Após o terramoto de Hanshin e o ataque com gás sarin no metro de Tóquio, em 1995, Murakami entrevistou 60 das vítimas sobreviventes e membros do culto religioso responsável pelo ataque, cujos testemunhos compilou no livro Underground. Desde sempre um corredor assíduo, Murakami afirma que correr o ajuda a concentrar-se na hora de escrever. Em What I Talk About When I Talk About Running, fala-nos sobre a sua preparação de quatro meses para a Maratona de Nova Iorque de 2005. E esta lista de obras não é exaustiva. Se quiser conhecer melhor a pessoa por detrás do escritor, experimente ler Primeira Pessoa do Singular, no limiar entre um livro de memórias com traços autobiográficos e uma obra de ficção.

Falta falar dos prémios. Haruki Murakami é presença habitual nas apostas em torno do Nobel da Literatura. Mas esse deve ser o único prémio que lhe falta, já que tem sido grandemente distinguido, inclusive com o Prémio Jerusalém – que galardoou gigantes como J. M. Coetzee ou Milan Kundera – e, em outubro passado, com o Prémio Príncipe de Astúrias das Letras de 2023.
Poder-se-ia pensar que se sente bem sob as luzes da ribalta, mas não. Murakami é um tímido autoproclamado, avesso a fazer aparições públicas e até a dar entrevistas.
Para assinalar o 75º aniversário deste grande escritor, destacamos as edições especiais, com capas exclusivas para Portugal – lançadas recentemente pela editora Casa das Letras – de dois dos mais icónicos livros de Murakami. E recordamos a – rara – entrevista que nos concedeu, também publicada na Revista Wookacontece n.º 1, em março de 2019.

AS MAIS RECENTES EDIÇÕES ESPECIAIS, EXCLUSIVAS PARA PORTUGAL, DE MURAKAMI: Kafka à Beira-Mar Kafka Tamura, um rapaz de 15 anos que fugiu do pai violento, encontra refúgio trabalhando na biblioteca de uma pequena cidade costeira. A sua história é alternada com a de Satoru Nakata, um homem mais velho que perdeu as memórias de infância no final da Segunda Guerra Mundial, mas que ganhou a capacidade de conversar com gatos. Ambas as personagens embarcam em missões visionárias, com um pé no Japão quotidiano e o outro numa corrente subjacente mágica que as une. Pelo meio, do céu cai peixe, um chulo faz-se acompanhar de uma prostituta que cita Hegel, e uma floresta abriga soldados que não sabem o que é envelhecer desde os dias da Segunda Guerra Mundial.
Em Kafka à Beira-Mar, Murakami constrói um mapa num labirinto de paisagens de sonho, com a sua própria estranha justiça poética. QUERO LER!







  Norwegian Wood Após aterrar em Frankfurt, Toru Watanabe, de 37 anos, vê-se invadido por uma onda de recordações quando ouve a canção dos Beatles, Norwegian Wood. Lembra-se do outono de 1969, quando tinha 19 anos e vivia na turbulenta Tóquio, e de Naoko, a bonita rapariga que amava. Começa, então, a escrever as suas memórias, como forma de lidar com esses dias do passado, em que se apaixonou por duas mulheres muito diferentes, enquanto lutava para lidar com a morte do seu melhor amigo de infância.
Nostálgico e doce, o romance que elevou Murakami ao estrelato literário atravessa todas as estações do ano, mas o cerne do seu significado encontra-se no inverno, na simplicidade das ideias que transmite sobre a morte, a perda e o luto. Uma narrativa em que as personagens de Murakami são forçadas a aprender da forma mais dura que dependência emocional e amor são coisas muito diferentes. QUERO LER!   ENTREVISTA DE MURAKAMI AO WOOKACONTECE, EM MARÇO DE 2019 Por Ana Chaves.

Qual é a primeira memória que tem de si enquanto pessoa?
Quando tinha 2, 3 anos, fui levado por um pequeno rio que havia à frente da minha casa. Antes de ser puxado para um túnel escuro, a minha mãe salvou-me.

Quando é que percebeu que se podia tornar escritor? E mais importante: que podia mesmo viver da sua - belíssima, sublinhe-se - escrita?
Em abril de 1978. Na altura, tinha 29 anos. Desde então que tenho continuado a escrever romances.

A prática de exercício físico – corrida e natação – é uma das suas imagens de marca. O que é que o desporto faz efetivamente por si?
Serve principalmente para não engordar.

Sabemos que segue uma rotina de escrita. Quantas horas escreve por dia?
Quando estou a trabalhar em romances, escrevo aproximadamente 3, 4 horas por dia. Além disso, também faço tradução.

Quando começamos a ler um romance seu, de repente, a nossa vida real assemelha-se àquela história, torna-se parte dela. Como é que esta magia acontece?
As histórias devem ser contagiosas.

Disse que A Morte do Comendador, o seu último livro, é uma homenagem a O Grande Gatsby. Como surgiu esta ideia?
É uma homenagem em certa parte. A história tem muitas partes.

Quantas horas dorme por noite?
Cerca de 7 ou 8 horas.

Wook está na sua mesa-de-cabeceira?
Tearing Down the Wall of Sound, a biografia de Phil Spector.

Com o que é que sonha?
Gatos.   

Norwegian Wood

by Haruki Murakami

Property Description
ISBN: 9789896618018
Publisher: Casa das Letras
Release Date: October of 2023
Language: Portuguese
Dimensions: 162 x 243 x 28 mm
Cover: Hardcover
Pages: 376
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789896618018

Simplesmente... Incrível

RM

Sem dúvida alguma um dos livros mais maravilhosos que li, a forma mais honesta de amor que li nos últimos anos. Vale de todo a pena

ABOUT THE AUTHOR

Haruki Murakami

Haruki Murakami é, sem dúvida, um autor de culto, lido por todas as gerações e procurado com especial curiosidade pelos jovens leitores, encontrando-se traduzido em mais de 50 línguas. Sendo um dos escritores japoneses contemporâneos mais divulgado em todo o mundo, é simultaneamente aplaudido pela crítica, que o considera um dos «grandes romancistas vivos» (The Guardian).
Haruki Murakami recebeu vários doutoramentos honoris causa pelas universidades do Havai, Liège e Princeton em reconhecimento da sua obra, recompensada através da atribuição de importantes galardões internacionais, com destaque para os prémios Noma, Tanizaki, Yomiuri, Franz Kafka, Jerusalém e Hans Christian Andersen.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT