30% OFF

Melhores Poemas de Haroldo de Campos

by Inês Oseki-Dépré
language: brazilian portuguese
Publisher: Global, June of 1993 ‧
12,72€
8,90€
30% OFF
IN STOCK -
Sell ​​your book
Quando se fala em Haroldo de Campos, logo se pensa no movimento concretista e nos inquietos anos 1950. Apesar de ser impossível, ou pelo menos impraticável, separar um do outro, a inquietação do poeta foi muito além das pesquisas formais do concretismo, deixando uma obra vasta e variada - é bem verdade que sempre marcada pelo experimentalismo -, incluindo a poesia, o ensaio, a tradução.

Natural da cidade de São Paulo (1929), Haroldo de Campos fez inúmeras viagens pelo mundo e aprendeu diversos idiomas, atividades consideradas por ele vitais para a expansão de seus horizontes espirituais e o enriquecimento da própria língua. Nos anos 1950, com Augusto de Campos e Décio Pignatari, criou o grupo Noigandres, a "flor que afasta o tédio", um dos pilares do movimento concretista.

O movimento concretista foi lançado publicamente em 1956, em uma exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Já era então poeta com vários livros publicados, a partir do Auto do Possesso. Poemas concretistas foram publicados em livro, pela primeira vez, no volume O Â Mago do Ô Mega (1956).

Na época, em tom polêmico, Haroldo alegava que "o poeta, como afirma Jakobson, é aquele que configura a materialidade da linguagem. Nesse sentido, toda poesia digna deste nome é concreta: de Homero a Dante, de Goethe a Pessoa". O sentido inovador acompanhou o poeta ao longo de toda a sua obra, até o texto barroco de Galáxias, "livro de viagem e de viagens, viagem-livro", como observa Inês Oseki-Dépré no prefácio de Melhores Poemas, até o inquietante Finismundo: A Última Viagem e os elaborados Novos Poemas.

A mesma inquietação assinala a sua atividade no campo da tradução, por ele denominada transcriação e definida como "tradução que se propõe como operação radical". Uma operação radical que pôs em português alguns dos maiores poemas de todos os tempos, de Safo à Ilíada, de Dante a Maiakóvski.

Melhores Poemas de Haroldo de Campos

by Inês Oseki-Dépré

Property Description
ISBN: 9788526003446
Publisher: Global
Release Date: June of 1993
Language: Brazilian Portuguese
Dimensions: 139 x 208 x 9 mm
Cover: Softcover
Pages: 176
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Poetry
EAN: 9788526003446