Lisboa no Ano 2000
Uma antologia assombrosa sobre uma cidade que nunca existiu
SYNOPSIS
Bem-vindos à maior cidade da Europa livre, bem longe do opressivo império germânico. Deslumbrem-se com a mais famosa das jóias do Ocidente! A cidade estende-se a perder de vista. O ar vibra com a melodia incansável da electricidade.
Deixem-se fascinar por este lugar único, onde as luzes nunca se apagam, seja de noite, seja de dia. Aqui, a energia eléctrica chega a todos os lares providenciada pelas fabulosas Torres Tesla.
Nuvens de zepelins sobem e descem com as carapaças a brilhar ao sol. Monocarris zumbem por todo o lado a incríveis velocidades de mais de cem quilómetros à hora. O ar freme com o estímulo revigorante da electricidade residual. Bem-vindos ao século XX!
Lisboa no Ano 2000 recria uma Lisboa que nunca existiu. Uma Lisboa tal como era imaginada, há cem anos, por escritores, jornalistas, cientistas e pensadores. Mergulhar nesta Lisboa é mergulhar numa utopia que se perdeu na nossa memória colectiva.
DETAILS
| Property | Description |
|---|---|
| ISBN: | 9789896374778 |
| Publisher: | Saída de Emergência |
| Release Date: | January of 2013 |
| Language: | Portuguese |
| Dimensions: | 159 x 229 x 29 mm |
| Cover: | Softcover |
| Pages: | 448 |
| Format: | Book |
| Categories: |
Books in Portuguese
>
Fiction
>
Fantasy Literature
|
| EAN: | 9789896374778 |
REVIEWS
Uma premissa interessante, uma execução imperfeita
João Cotrim
A ideia é interessante - pegar num bando de jovens aficionados de ficção científica e pô-los a escrever sobre Lisboa no ano 2000 sob o ponto de vista de imaginações 100 anos mais novas. Inspirado nos escritos futuristas de autores do século XIX e princípio do século XX como Salgari, Verne ou mesmo o português Melo de Matos, o esforço não é fácil, é complicado esquecer 100 anos de evolução tecnológica para engendrar um futuro com base apenas naquilo que se conhecia em 1900. Alguns contos sucedem, outros não, o que faz desta uma antologia extremamente desequilibrada (apanágio de tantas outras). Notando-se que têm todos o mesmo ponto de partida, nas suas diferenças desconjunta-se todo o universo que estavam a tentar criar. Do ponto de vista meramente estilístico, em geral não há aqui grande literatura. Nestes dois pontos, salvam-se os contos do organizador João Barreiros (que tem mais unhas para isto que o resto). Em suma, é um livro com um outro conto que entretém, mas não me parece que valha a pena ler estes pastiches a menos que se tenha esgotado a leitura dos seus inspiradores originais.
PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT
-
10%A Noite e o SobressaltoOficina do Livro8,90€ 10% CARTÃO
-
10%O Fantasma dos CantervilleEditorial Estampa4,00€ 10% CARTÃO