10% OFF

José de Lemos

by Jorge Silva
language: portuguese, english
Publisher: Abysmo, November of 2022 ‧
40,00€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
Sell ​​your book
José de Lemos (Lisboa, 1910-1995) é um caso à parte na multidão de génios da ilustração portuguesa do século XX. O seu traço modernista, de altos contrastes, não terá mestre nem discípulos. A literatura para crianças e o vespertino Diário Popular marcarão a sua vida e obra. Sob o signo do absurdo, sua criação literária e gráfica para crianças cristaliza-se em livros da editora Ática, ao longo dos anos quarenta e cinquenta, negando o naturalismo, a paródia cartoonesca e os valores morais e pedagógicos do Estado Novo.

Cumprirá integralmente os 49 anos do Diário Popular, cujo primeiro número se publica em setembro de 1942. Lemos ilustra generosamente todo o jornal, mas dois suplementos, o Volta ao Mundo e o Sábado Popular, criados nos anos 50, revelarão a excelência da obra gráfica do artista, em ilustrações a tinta-da-china ou guache, aos quais aplicará tramas fotomecânicas coloridas.

Riso Amarelo, a mais célebre rubrica de Lemos, aparece em 1965 e acompanhará o jornal até à derradeira saída das rotativas, em 28 de setembro de 1991. O Riso será o retrato lisboeta do país e do conformismo cívico dos últimos anos da ditadura. a sua interminável galeria de tipos humanos vale um ensaio antropológico e social, num diálogo magistral entre a linha e a mancha.

José de Lemos

by Jorge Silva

Property Description
ISBN: 9789898980243
Publisher: Abysmo
Release Date: November of 2022
Language: Portuguese, English
Dimensions: 245 x 332 x 21 mm
Cover: Softcover
Pages: 240
Format: Book
Categories: Books in English > Art > Design and Illustration
Books in Portuguese > Art > Design and Illustration
EAN: 9789898980243

ABOUT THE AUTHOR

Jorge Silva

Jorge Silva é um designer editorial especializado na direção de arte de publicações periódicas.
Foi diretor de Arte do Combate, jornal político trotsquista, entre 1978 e 2003.
Neste jornal iniciou uma estimulante e duradoura ligação à ilustração editorial.
Foi diretor de arte d’O Independente de 1991 até 2000.
Entre 1998 a 2001 colaborou com o Salão Lisboa, mostra de banda desenhada e ilustração, organizado pela Bedeteca de Lisboa.
Para o jornal Público, criou em 1999 os suplementos Y e Mil Folhas, dos quais fez a direção de arte nos anos de 2000 e 2001.
Entre 2002 e 2004 esteve na revista Pública.
Foi diretor de arte das revistas 20 Anos e Ícon.
Em 2000 foi convidado para a remodelação da revista LER e em 2001 criou o atelier Silva!designers para desenvolver a revista LX Metrópole, da Parque Expo.
Em 2007 aceitou o desafio de ser o Diretor de Arte do Grupo Editorial Leya. Saiu em 2010.
Tem regularmente assumido funções docentes em workshops e cursos de pós-graduação em várias escolas de Lisboa e Porto, nas áreas de direção de arte e especificamente na direção de arte de ilustração.
Leciona a disciplina de Design no Mestrado de Edição Infantil na Universidade Católica em Lisboa e a de Direção de Arte no Mestrado de Design Editorial da ESBAP.
É responsável pela Coleção de livros dedicados à história do design e dos designers portugueses, editada pela Imprensa Nacional.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT