10% OFF

Intervir em Situações de Indisciplina, Violência e Conflito

by Suzana Nunes Caldeira e Feliciano H. Veiga
Publisher: Fim de Século Edições, April of 2011 ‧
24,00€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
Sell ​​your book
Intervir em Situações de Indisciplina, Violência e Conflito é um livro que procura ultrapassar a caracterização de situações de ruptura e oferecer propostas concretas que possam ter utilidade na vida escolar quotidiana, ou, até, noutros contextos educacionais. Procura ajudar todos aqueles que gostariam de assumir um papel mais activo em situações, muitas vezes indissociáveis do universo escolar, que tantas energias consomem e cuja resolução nem sempre se afigura fácil. Para o efeito, conjugam-se contributos de autores com uma vasta experiência na área. Numa linguagem simples, discutem-se possibilidades de intervenção em situações de ruptura e complementa-se a discussão com meios ou instrumentos que podem constituir uma verdadeira ajuda para aqueles que acreditam que a sua acção pode fazer diferença. O livro está organizado em duas partes, uma de natureza mais conceptual e outra de índole mais prática. Na primeira parte, de ênfase conceptual, são tratados três temas complementares. Começa-se por se analisar a eficácia dos modelos de intervenção psicoeducacional na indisciplina e violência. Em seguida, abordam-se agentes de socialização da violência e vitimização escolar. E, por último, problematizam-se os conceitos de poder, influência e liderança relativamente ao professor e o seu papel enquanto gestor de conflitos. A segunda parte do livro tem um cariz essencialmente prático. Apresenta quatro propostas de intervenção educativa voltadas para a prevenção de/ actuação em situações de ruptura. A primeira lida com a indisciplina com base na modificação do ambiente de aprendizagem e na modelação das relações interpessoais. A segunda enfatiza o papel da auto-regulação dos alunos para a manifestação do seu comportamento (in)disciplinado. A terceira proposta foca-se nas representações e práticas disciplinares de professores, pondo em evidência tensões entre uma abordagem de enfoque mais preventivo e outra mais centrada no controlo. Finalmente, a última proposta versa sobre a mediação em contexto escolar, como metodologia facilitadora da gestão de conflitos. Em suma, o livro conjuga uma diversidade de perspectivas teóricas e práticas inspiradores de trajectos possíveis que cada professor/educador poderá trilhar, rumo a um melhor ambiente escolar.

Intervir em Situações de Indisciplina, Violência e Conflito

by Suzana Nunes Caldeira e Feliciano H. Veiga

Property Description
ISBN: 9789727542772
Publisher: Fim de Século Edições
Release Date: April of 2011
Language: Portuguese
Dimensions: 152 x 237 x 14 mm
Cover: Softcover
Pages: 224
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Parenting > Educational Psychology
EAN: 9789727542772

Intervenção

Ana

Descreves boas práticas de intervenção

Dicas e grelhas úteis

Cristina Rosa

Livro com várias ideias para aplicações práticas relativamente aos estudos que apresenta. Tem algumas grelhas úteis para utilizar em aula.

Muito boa escolha

Sónia Veiga

Este livro, é sem duvida uma boa escolha. descreve muito claramente formas de intervir, o que ajuda e facilita no dia-a-dia

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT