10% OFF

Infâmia e Fama

O mistério dos primeiros retratos judiciários em Portugal (1869-1895)

by Leonor Sá
Publisher: Edições 70, May of 2018 ‧
31,90€
10% OFF CARD
free shipping
Neste trabalho profundamente original o leitor entrará em contacto com dois domínios muito pouco estudados - a fotografia do século XIX e o universo judiciário - confrontando-se com uma abordagem histórica e inédita sobre o retrato forense na sua relação com a investigação e a identificação criminal.

O livro aborda dois álbuns fotográficos até agora desconhecidos e designados como álbuns FTM, em honra do seu colecionador e proprietário, Francisco Teixeira da Mota, que os comprou num leilão. Ambos contêm os retratos judiciários portugueses mais antigos que subsistiram até hoje. Sem quaisquer suportes informativos relativamente à sua origem, os álbuns FTM apresentam-se como um «mistério policial» cuja investigação é levada a cabo numa perspetiva alargada e interdisciplinar dos Estudos de Cultura, seguindo uma metodologia que implica uma linha de cultura visual, na qual se destacam abordagens históricas, antropológicas, sociais, políticas, estéticas e semióticas.

Na primeira parte é delineado o contexto internacional em que se dá o advento e o desenvolvimento do retrato judiciário no Ocidente, enquanto a segunda é dedicada à investigação do caso português dos dois álbuns fotográficos FTM, num perímetro mais localizado e concreto, permitindo uma investigação mais aprofundada que desvenda múltiplos aspetos desconhecidos destes retratos e da sociedade portuguesa de então.

Infâmia e Fama

O mistério dos primeiros retratos judiciários em Portugal (1869-1895)

by Leonor Sá

Property Description
ISBN: 9789724420622
Publisher: Edições 70
Release Date: May of 2018
Language: Portuguese
Dimensions: 213 x 276 x 19 mm
Cover: Softcover
Pages: 284
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > History of Portugal
EAN: 9789724420622

Excelente estudo sobre a investigação forense em Portugal

Cláudia Feio

Uma abordagem aos pioneiros da ciência forense em Portugal, tendo como ponto de partida retratos enigmáticos de criminosos. Para os amantes da investigação forense e para quem quer saber mais sobre os primeiros passos desta ciência em Portugal.

ABOUT THE AUTHOR

Leonor Sá

Leonor Sá é doutorada em Estudos de Cultura pela Universidade Católica de Lisboa com a tese Infâmia e fama: o mistério dos primeiros retratos judiciários em Portugal 1869-1895; é mestre pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada pela Universidade Lusófona (Estágio no Centre International de Formation Écomuseologique, Québéc) e licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É conservadora responsável do Museu de Polícia Judiciária; investigadora do Centro de Comunicação e Cultura da Universidade Católica de Lisboa e Mentora e Coordenadora dos Projetos SOS Azulejo (Grande Prémio da União Europeia para o Património Cultural/EUROPA NOSTRA 2013) e Igreja Segura - Igreja Aberta (Prémio APOM 2008).

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT