10% OFF

Imagens da Branquitude

a presença da ausência

by Lilia Moritz Schwarcz
language: brazilian portuguese
Publisher: Companhia Letras BR, August of 2024 ‧
48,76€
43,88€
10% OFF
free shipping
Em livro preciso, Lilia Moritz Schwarcz analisa o fenómeno social e cultural da branquitude a partir das suas manifestações simbólicas e iconográficas.

"Ninguém lê livremente e sem as lentes e códigos da sua cultura." A maneira pela qual as imagens nos afectam é condicionada por esquemas visuais - em geral nada inocentes - que nos foram transmitidos, e que carregam uma interpretação específica daquilo que é representado.

Em Imagens da branquitude, Lilia Moritz Schwarcz analisa uma iconografia múltipla, do século XVI ao presente, passando por mapas, monumentos públicos, fotografias, publicidade, e, a partir do exame detido desses testemunhos, identifica como são atravessados por práticas racistas, procurando "desnaturalizar" essas concepções.

Muito mais do que uma análise meramente iconográfica e recortada, esta é uma história, na longa duração, de como a branquitude se manifestou simbolicamente, em especial por meio da visualidade, de modo a estabilizar um ambiente de hierarquização ou estruturas de subordinação.

A presença forte mas racialmente ausente dos brancos nesses registos visuais, com o decorrente pressuposto de que seriam o normal ou o intrinsecamente dominante, assoma como ponto central deste livro necessário, que nos convida a olhar para essa produção imagética e fazer o exercício de a ler na contramão.

Imagens da Branquitude

a presença da ausência

by Lilia Moritz Schwarcz

Property Description
ISBN: 9788535937855
Publisher: Companhia Letras BR
Release Date: August of 2024
Language: Brazilian Portuguese
Dimensions: 154 x 232 x 23 mm
Cover: Softcover
Pages: 432
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Social Sciences and Humanities > Sociology
EAN: 9788535937855

ABOUT THE AUTHOR

Lilia Moritz Schwarcz

Antropóloga e historiadora, Lilia Moritz Schwarcz é professora de antropologia na Universidade de São Paulo. É autora de obras como "Retrato em Branco e Negro", "Espetáculo das Raças" e "As Barbas do Imperador", sendo coautora de "O Sonho da Salvação" e "Negras Imagens: Ensaios sobre Cultura e Escravidão no Brasil", entre outras obras.
Devido à sua formação académica, os temas sobre os quais escreve incidem sobre sociedade e cultura, sendo sempre tratados sob uma perspetiva histórica.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT