30% OFF
Book eBook
Publisher: Livros do Brasil, May of 2023 ‧
16,65€
13,32€
20% OFF + 10% CARD
IN STOCK -
free shipping
O primeiro dos romances perdidos de Céline por fim revelado.

Caído no campo de batalha, com a orelha ensanguentada colada à terra e um braço desfeito, o cabo Ferdinand desperta atordoado, debaixo de chuva, ao lado de um companheiro morto, sentindo ecoar dentro de si um barulho ensurdecedor. «Apanhei com a guerra na cabeça. Ficou-me trancada na cabeça.» Assim se inicia Guerra, romance que, num maço de duzentas e cinquenta páginas, estava entre os manuscritos de Céline desaparecidos durante a libertação de Paris, em 1944, e que agora, sessenta anos após a morte do seu autor, é finalmente trazido a público. Escrito por volta de 1934, este texto levanta o véu sobre a experiência central da existência de Céline: a sua participação na Primeira Guerra Mundial e o trauma físico e moral daí resultante. Com uma narrativa de grande fluidez, onde a crueza e a originalidade da linguagem sublinham o tormento e a desilusão do protagonista, Guerra inscreve-se entre as obras mais inquietantes de Louis-Ferdinand Céline. Inédito durante quase noventa anos, a sua publicação é um acontecimento literário mundial.

Já não devia nada de nada à humanidade, pelo menos àquela em que acreditamos quando temos para aí vinte anos com uns escrúpulos gordinhos que nem baratas que vagueiam entre tudo o que é espírito e coisas.

É um escritor maldito e é um escritor genial. É um escritor maldito porque foi antissemita de uma forma horrível, quase canalha. Mas é um dos autores mais extraordinários do século xx.

Paulo Portas, TVI

Guerra

by Louis-Ferdinand Céline

Property Description
ISBN: 978-989-711-217-1
Publisher: Livros do Brasil
Release Date: May of 2023
Language: Portuguese
Dimensions: 152 x 235 x 15 mm
Cover: Softcover
Pages: 152
Format: Book
Collection: Dois Mundos
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 978989711217110
Recommended Minimum Age: Not applicable

A guerra inocente de Céline

José A. Matos

Ao primeiro olhar, a violência verbal desta obra é e sempre foi perturbante, como se uma verdadeira guerra invadisse o horizonte do leitor. Mas é sobretudo um eco da brutalidade imposta ao autor / narrador, agora de corpo e alma feridos pelas artilharias, e sempre acreditando na boa-fé de quem o agride. Do meio do sangue e do vómito, surge um lirismo, por vezes sublime, e uma defesa absoluta da liberdade como valor maior. Para nós, observadores mais ou menos passivos, o cabo Ferdinand torna-se pouco a pouco num herói. Esfarrapado e estropiado, mas heroico. E Céline mostra que o (anti-)herói é, afinal, um de nós.

ABOUT THE AUTHOR

Louis-Ferdinand Céline

Louis-Ferdinand Céline nasceu em Courbevoie, na periferia de Paris, em 1894. Entrou para o exército francês em 1912 e combateu na Primeira Guerra Mundial, onde foi ferido com gravidade. Formado em Medicina, viajou em serviço por vários países, até se fixar como médico em Paris, em 1928, data em que iniciou igualmente a sua produção literária. O seu romance de estreia, Viagem ao Fim da Noite, publicado em 1932, foi um êxito imediato e mereceu a distinção do Prémio Renaudot. Seguiu-se Morte a Crédito, em 1936, cimentando em absoluto o seu lugar de destaque nas Letras francesas. Autor ainda hoje polémico pelas suas opiniões controversas e estilo irreverente, Céline é aclamado como um dos nomes maiores da literatura mundial do século xx, tendo influenciado, entre outros, Henry Miller, Charles Bukowski ou Patrick Modiano. Morreu, vítima de aneurisma, em 1961.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT