10% OFF

Direitas Velhas, Direitas Novas

Ensaio histórico sobre a extrema-direita no pós-Segunda Guerra Mundial

by Fernando Rosas
Publisher: Tinta da China, November of 2024 ‧
16,90€
15,21€
10% OFF
IN STOCK -
free shipping
Este é um livro sobre a história das ideias políticas. Mais concretamente, sobre a história das ideias da extrema-direita na Europa ocidental do pós-Segunda Guerra Mundial. Como sobreviveram, se adaptaram ou se transformaram após a derrota dos fascismos — o seu cânone ideológico — em 1945.

Em Direitas Velhas, Direitas Novas, o historiador Fernando Rosas analisa a evolução das organizações da extrema-direita herdeiras do fascismo paradigmático dos anos 30 e 40, nos seus contextos históricos, económico-sociais, políticos e culturais. Assim podemos compreender as permanências e as mudanças, as divisões e as reunificações, os anos de marginalidade e recuo, e os períodos — sempre inesperados — de reemergência. E podemos, finalmente, responder à questão controversa e por demais actual sobre a natureza, as origens e os perigos da extrema-direita emergente.

Nos momentos cruciais de crise, de regressão e de decadência das instituições e das referências ideológicas, as direitas velhas e as novas extremas-direitas reencontram-se ciclicamente para salvaguardar privilégios e impor pela força as soluções a que a resistência política e social faz frente. Sinopse curta: Este é um livro sobre a história das ideias políticas. Mais concretamente, sobre a história das ideias da extrema-direita na Europa ocidental do pós-Segunda Guerra Mundial.

A pergunta é: de onde vêm e como evoluem as correntes de extrema-direita que conhecemos hoje em dia?

Direitas Velhas, Direitas Novas

Ensaio histórico sobre a extrema-direita no pós-Segunda Guerra Mundial

by Fernando Rosas

Property Description
ISBN: 9789896718893
Publisher: Tinta da China
Release Date: November of 2024
Language: Portuguese
Dimensions: 129 x 185 x 14 mm
Cover: Softcover
Pages: 220
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > General History
Books in Portuguese > Politics > Politics in General
EAN: 9789896718893

Um excelente livro

Paulo Santos

Este livro de Fernando Rosas apresenta uma excelente análise histórica desde a ascenção dos movimentos fascistas nos anos 30 até à emergência de movimentos políticos de extrema-direita dos nossos dias. Recomendo vivamente.

Muito bom

João Duarte

Um bom livro com dados infalíveis sobre as extremas direitas novas e velhas

ABOUT THE AUTHOR

Fernando Rosas

Fernando Rosas é professor emérito da Universidade Nova de Lisboa e professor catedrático jubilado de História Contemporânea da NOVA FCSH. Foi fundador e presidente do Instituto de História Contemporânea. É autor de uma vasta obra historiográfica que, no tocante a Portugal, se centra sobre a Primeira República, o Estado Novo e a Revolução de 1974/1975. Foi autor e apresentador das séries televisivas História a História e História a História África (RTP2 e RTP África, 2016 2017). Os seus trabalhos estão publicados em Espanha, França, Itália, Alemanha e Brasil. Entre as suas obras mais recentes editadas pela Tinta da china, destacam se Salazar e o Poder: A Arte de Saber Durar (Prémio Pen Club de Ensaio, 2012); Salazar e os Fascismos (Prémio de História Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian/Academia Portuguesa de História, 2019); O Século XX Português (coord. de obra coletiva, 2020); A Revolução Portuguesa de 1974 1975 (coord. de obra coletiva, 2022). Foi deputado à Assembleia da República e candidato à Presidência da República. Integrou a Comissão Instaladora do Museu do Aljube e é membro da Comissão Instaladora de Conteúdos e Acompanhamento Museográfica do Museu Nacional do Forte de Peniche. Recebeu a medalha do Ministério da Ciência em 2017. Em 2016, foi condecorado pelo presidente Jorge Sampaio com a Ordem da Liberdade.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT