10% OFF

Diagnosticar a Saúde das Empresas¿

Análises, Diagnósticos, Propostas de ''Tratamentos¿'' e Verificação de Melhorias

by Fernando Fortuna
Publisher: LisbonPress, May of 2026 ‧
27,00€
24,30€
10% OFF
IN STOCK -
free shipping
Quando os responsáveis pela gestão das empresas se fixam no resultado obtido (visão económica), para além da evolução das vendas, poderemos dizer que já se trata de uma perspetiva aceitável.

No entanto, ficará a faltar mais uma fixação, obrigatória pela sua importância.

Estamos a referir-nos ao patamar de topo da gestão saudável das empresas: a avaliação do desempenho, que se situa muito para além da verificação do resultado obtido ou mesmo da evolução das vendas.

Por outras palavras, para além da visão económica, é imprescindível juntar-lhe a visão financeira; só então estaremos a avaliar o desempenho alcançado.

Quando tal acontece, um resultado positivo obtido pode muito bem esconder um desempenho muito diferente e, muitas vezes, bastante inferior.

Apenas um acrescento muito importante: nunca se deve deixar de fazer uma clara distinção entre resultado obtido e resultado operacional obtido.

Ao longo das muitas páginas deste livro, essa distinção será uma constante, sendo sublinhada (e demonstrada) a sua importância.

O autor, com a sua longa experiência em gestão de empresas, sabe bem que esta diferenciação é indispensável e muito necessária para garantir a «saúde» das empresas.

Diagnosticar a Saúde das Empresas¿

Análises, Diagnósticos, Propostas de ''Tratamentos¿'' e Verificação de Melhorias

by Fernando Fortuna

Property Description
ISBN: 9789893814734
Publisher: LisbonPress
Release Date: May of 2026
Language: Portuguese
Dimensions: 159 x 237 x 28 mm
Cover: Softcover
Pages: 404
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Economics, Finance and Accounting > Economy
EAN: 9789893814734

ABOUT THE AUTHOR

Fernando Fortuna

Fernando Fortuna fez o Curso Geral de Comércio e licenciou-se em Economia (U. Porto), tendo iniciado a carreira como professor do ensino oficial (Curso Geral de Comércio). Prestou serviço no Exército, durante 3 anos, com Comissão de 2 anos em Cabo Verde, onde também foi professor do ensino oficial. Transitou para a carreira de gestor, inicialmente na área financeira, posteriormente na de marketing e mais tarde como diretor geral de empresas (Bresfor, Valentine e Metalurgia Casal). No ponto médio da carreira, foi convidado, pelo eng.º Belmiro de Azevedo, a integrar o Grupo Sonae, onde desenvolveu atividade em várias empresas de vários ramos de negócio, com funções executivas de topo, tendo integrado o Conselho de Administração de várias delas, durante mais de 8 anos. Nos mais recentes 22 anos tem-se dedicado, como independente, à Formação Profissional e à Consultoria em Gestão Empresarial. Possui certificação oficial como Formador (CAP e CCP). É Consultor Nacional Certificado em Benchmarking (IAPMEI). É membro da Rede Nacional de Mentores (IAPMEI). É tutor de Formação-ação (AEP). É formador através de e-learning. É consultor especializado em Balanced Scorecard.

(see more)

BY THE AUTHOR