10% OFF

Desafiar o Género

O transgénero na literatura infantil

by Emanuel Madalena
Publisher: Outro Modo, July of 2022 ‧
13,50€
10% OFF CARD
IN STOCK -
Sell ​​your book
A diversidade de género ocupa um lugar cada vez mais relevante no espaço público, muitas vezes devido a controvérsias que sobem de tom quando se referem à identidade das crianças. Encarando o assunto com rigor e sem reservas, este livro é, acima de tudo, um desafio às conceções tradicionais e normativas de género, tendo como mote a análise das representações do transgénero na literatura infantil.

Os livros para crianças têm o poder de reforçar normas sociais dominantes, naturalizando o que foi produzido pela história, como o género. De modo diverso, os livros aqui analisados procuram discutir esta construção, deixando em aberto o que muita literatura infantil procura encerrar. As suas histórias reproduzem os dilemas com que muitas crianças são confrontadas, oferecendo uma poderosa entrada para as suas vidas.

Assim, mais do que um estudo situado dentro das fronteiras de um género literário, este livro dinamita as fronteiras desse outro género sociocultural, oferecendo um mapa pluridisciplinar da diversidade de género e do transgénero, que se manifestam, muitas vezes, já na primeira infância.

Desafiar o Género

O transgénero na literatura infantil

by Emanuel Madalena

Property Description
ISBN: 9789895353828
Publisher: Outro Modo
Release Date: July of 2022
Language: Portuguese
Dimensions: 121 x 192 x 23 mm
Cover: Softcover
Pages: 448
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Social Sciences and Humanities > Others
EAN: 9789895353828

Fabuloso!

Natalia D.

Este livro ajudou-me a abranger as minhas perceções sobre o género, e a importância de se pensar em como abordar a questão com os pequeninos. Os livros infantis apresentados são ótimas recomendações!

ABOUT THE AUTHOR

Emanuel Madalena

Emanuel Madalena é doutorado em Estudos Literários e mestre em Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro. É também mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto. É investigador colaborador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC), na intersecção entre a literatura infantil e os estudos de género e LGBTIQ+, especialmente no âmbito da diversidade de género. Foi coorganizador de vários livros no âmbito dos estudos literários e é autor do livro Sob a forma do silêncio (Porto Editora, 2019), finalista do Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d’Escritas 2021.

(see more)

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT