10% OFF

Coisas de Portugueses

by Armando Santiago
Publisher: Cordel D' Prata, March of 2024 ‧
25,00€
22,50€
10% OFF
IN STOCK -
free shipping
Coisas de Portugueses é o primeiro romance redigido em português por Armando Santiago, autor de, nomeadamente, Trajets, Le Centre Du Monde (este, publicado pela editora canadiana L’instant même, Québec, 2010), Le Doute, Le Chanoine, romances escritos para o mercado francófono.

Coisas de Portugueses não é um "romance histórico", no entanto, aborda um aglomerado de situações inventadas, postas em cena no palco da realidade histórica. Por outras palavras, encontra-se aí um certo número de episódios onde se vivem vicissitudes de personagens fictícias, lado a lado com figuras relevantes da História, de modo a amalgamar a ficção de umas com a autenticidade de outras.

A acção desenrola-se desde meados do século XIX até aos nossos dias. Após ter terminado a leitura do livro, Leonor Castro Nunes comenta: "Romance da diáspora e de diásporas, Coisas de Portugueses relata a história de uma família e das pessoas que gravitam em seu torno ao longo de várias gerações.

São várias as vozes que nos contam a História e as histórias, e esta polifonia tem o efeito de elevar aquilo que poderia ser um mero relato familiar a um exercício literário que nos faz ponderar quais os limites da identidade e da memória, da personagem e da ficção.

George, Leopoldo, Telmo e Davide juntam as peças deste puzzle, que recorre a cartas, memórias, árvores genealógicas e manuscritos perdidos para enredar uma narrativa que os acompanha na viagem duma vida inteira. Se tudo começa em Portugal, logo estas pessoas, ideias, mágoas e críticas começam a galgar fronteiras numa tentativa de encontrar espaços à sua medida.

É, por isso e acima de tudo, um romance sobre crescer: crescer em conjunto e crescer em direcções diferentes. É, também, um romance sobre um país que permanece igual."

Coisas de Portugueses

by Armando Santiago

Property Description
ISBN: 9789895790388
Publisher: Cordel D' Prata
Release Date: March of 2024
Language: Portuguese
Dimensions: 138 x 221 x 22 mm
Cover: Softcover
Pages: 440
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Other Literary Forms
EAN: 9789895790388

ABOUT THE AUTHOR

Armando Santiago

Armando Santiago nasce em Lisboa (1932). Obtém os diplomas dos cursos superiores de Composição e de Canto no Conservatório, em Lisboa, e nesta cidade frequenta as Faculdades de Ciências e de Letras. Estuda as Técnicas da Música Concreta no Serviço de Pesquisa da ORTF (Paris, 1961). É diplomado pela Accademia di Santa Cecilia (Roma, 1964). Desenvolve intensa atividade musicológica no seio da Fundação Calouste Gulbenkian (em Lisboa e em Roma). Reside no Canadá desde 1968. Compõe para solistas, para música de câmara, para música vocal e coral, para orquestra. Ensina a Composição, Análise Musical, Harmonia Tonal Avançada, Contraponto, Fuga e Orquestra no Conservatoire de Musique et Art Dramatique du Québec (1968-1998), do qual foi Diretor (1975-1983). Que fazer, para realizar o que ainda deve ser feito? A Escrita é uma libertação. Redige romances em língua francesa. Trajets, Le Doute, Le Chanoine, publica Le Centre du Monde (Québec, 2010). Aos noventa anos redescobre a riqueza da língua portuguesa e reintegra-se no universo dos Portugueses e no tumulto das suas Coisas.

(see more)

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT