10% OFF
language: portuguese, english
Publisher: Documenta, June of 2024 ‧
25,00€
22,50€
10% OFF
IN STOCK -
free shipping
Sell ​​your book
João Pinharanda: «Ao impedir totalmente (ou ao dificultar) a entrada do público nestas estruturas transparentes, a artista está, na realidade, a impedir o público de aceder a um universo que deseja manter secreto.»

Este livro foi publicado por ocasião da exposição Casas, de Patrícia Garrido, com coordenação de Patrícia Garrido e Manuel Costa Cabral, realizada na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, de 7 de Maio a 1 de Junho de 2024.

«Nas esculturas de Patrícia Garrido (Lisboa, 1963) habita uma tensão especial que nasce da relação entre uma ideia de intimidade que encontramos nas suas formas (casas, mobílias, quartos) e um trabalho com materiais como a madeira ou o metal, que parecem contrários àquela intimidade. Uma tensão produtiva porque dá origem a esculturas com escalas e tipologias muito diferenciadas e a um permanente estado de metamorfose tão importante nas obras desta artista. 11 Casas (2024), construída especificamente para o salão da SNBA, é uma escultura/instalação nascida daquela tensão, mas que aqui se estabelece entre as cantoneiras metálicas — totalmente esvaziadas de formas plásticas ou elementos estranhos ao dispositivo industrial — e um conjunto de memórias biográficas da artista.
Num muito cuidadoso exercício de reconstrução, recomposição e sobreposição, a artista recria à escala real onze das casas onde viveu durante a sua vida. Não importa saber se esta é uma memória real ou se uma muito bem elaborada ficção artística, importa, sim, saber usar os vazios criados por esta obra — num certo e importante sentido, muito mais do que ocupar o espaço a artista cria um espaço vazio — como lugar do exercício da liberdade de poder imaginar diferentes formas de habitar e de viver.
Nuno Crespo

«Entrar nesta intimidade, nestes anos todos juntos, interseccionados, invadir esta privacidade fechada com ferros, mas sabendo que neste ponto, nestas mesmas divisões lá longe, se comeu, se riu, se fez amor, se chorou, se tomou banho, se pensou nos futuros possíveis e nas contas por pagar, e também nas coisas sem qualquer importância, como será que vou morrer velho ou novo? Tantas casas aqui juntas que não são daqui, mas também são daqui.»
Rui Cardoso Martins

Casas

by Patrícia Garrido

Property Description
ISBN: 9789895681549
Publisher: Documenta
Release Date: June of 2024
Language: Portuguese, English
Dimensions: 199 x 259 x 11 mm
Cover: Softcover
Pages: 104
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Art > Arts in General
Books in English > Art > Arts in General
EAN: 9789895681549