10% OFF

Avieiros

by Alves Redol
Publisher: Editorial Caminho, November of 2011 ‧
18,90€
10% OFF CARD
free shipping
Avieiros é um romance lírico, de um lirismo doloroso e concreto. Documento e sonho vazados na matriz irregular de uma consciência, há nele um gosto fundo, autêntico e viril, de semear na companhia do povo um país para homens livres. Mas um lirismo rigoroso, digamos, sem romantismos fáceis, um pouco como os versos líricos que também moram nas tábuas de logaritmos ou nos foguetões interplanetários.
Se confessar que este romance me aterrorizou, depois de me deslumbrar, digo a verdade inteira.

Avieiros

by Alves Redol

Property Description
ISBN: 9789722124102
Publisher: Editorial Caminho
Release Date: November of 2011
Language: Portuguese
Dimensions: 135 x 210 x 16 mm
Cover: Softcover
Pages: 360
Format: Book
Collection: Romance Adulto
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789722124102

Retrato Social

Dinis Evangelista

A dura luta pela sobrevivência, pela subsistência destas pessoas a quem a sorte foi madrasta. Muito trabalho, muito sacrifício, tudo muito mal pago. Situações de vida miserável, sem acesso a nada, nem para as gerações actuais, nem para as seguintes. Estou a ler este livro pela terceira vez no espaço de um ano, primeiramente de forma isolada, agora em 2 grupos. Estes grupo eram para ir a Escaroupim no passado dia 24/5, mas a ida foi adiada para o próximo dia 12/6. Há pessoas que podem duvidar da existência miserável destas vidas, mas - por incrível que pareça - existiram mesmo. Nota: no Verão passado estive em Escaroupim, onde ainda existe uma filha de Avieiros. Tem mais de 80 anos.

Na busca de águas mais calmas

Dinis Evangelista

Trata-se de retrato social de uma dura realidade, que - por triste herança - passa de geração em geração, todas as dificuldades vividas pelas famílias que, vindas da Vieira, migram para as águas do Tejo, para ali buscarem na actividade piscatória, os meios para a sua precária sua precária sobrevivência/subsistência.

ABOUT THE AUTHOR

Alves Redol

Escritor português, natural de Vila Franca de Xira, António Alves Redol nasceu a 29 de dezembro de 1911 e faleceu 29 de novembro de 1969. Figura central do Neorrealismo português, foi autor de uma vasta obra ficcional, que inclui o teatro e o conto.
Filho de um pequeno comerciante ribatejano, obteve um curso comercial e, cedo, teve de se iniciar no mundo do trabalho. Ainda jovem, partiu para Angola à procura de melhores condições de trabalho, mas lá conheceu a pobreza e o desemprego. De regresso a Portugal, à capital, desenvolveu várias atividades profissionais e enveredou nos meandros da oposição ao Estado Novo ingressando no Partido Comunista. De início, tornou-se colaborador do jornal O Diabo, mas a sua veia literária acabaria por se manifestar em 1939. Empenhado na luta de resistência ao regime salazarista, compreendeu a literatura como forma de intervenção social e, nesse mesmo ano, surgiu o seu primeiro romance, Gaibéus, cujo assunto, relacionado com problemas sócio-económicos vividos pelos ceifeiros, fez desta obra o marco do aparecimento do Neorrealismo.
A sua literatura não se caracteriza pela escrita de histórias ficcionadas, mas essencialmente pela abordagem da realidade social e de experiências vividas.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT