10% OFF

As Guerras do Trigo

Uma história geopolítica dos cereais

by Scott Reynolds Nelson
Publisher: Livros Zigurate, October of 2022 ‧
23,70€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
Reis, rainhas, aristocratas, sultões e czares edificaram o seu poder com base nos cereais. Hoje, tal como no passado, o trigo continua a determinar guerras e revoluções.

A guerra que Putin impôs à Ucrânia trouxe os cereais para o primeiro plano das preocupações mundiais. Sempre que as rotas do trigo, mais antigas do que a palavra escrita, são bloqueadas ou redireccionadas, os armazéns esvaziam-se e surge a ameaça da fome. Os impérios modernos prosperaram no controlo do pão. O historiador Scott Reynolds Nelson faz neste livro o levantamento de como ao longo de séculos os cereais foram um agente silencioso de revoltas e revoluções, de agressões militares e convulsões sociais. A situação actual é apenas mais um episódio numa longa e dramática história. Não por acaso, este livro começa em Odessa, ponto nevrálgico da distribuição de cereais. 

«As Guerras do Trigo é a melhor obra de História que li em muito tempo. Com inteligência e sensatez, revela como conspiradores e chefes de Estado, trabalhadores e empresários, filósofos e economistas, transformaram a disputa humana pelo pão de cada dia em guerras e impérios, revoluções e conquistas, banquetes e fomes. Esta obra conduz os leitores desde os celeiros e as antigas rotas comerciais da Europa até à Guerra Civil dos EUA e ao fim da escravatura, à fundação de impérios, aos massacres da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa e, finalmente, ao nosso mundo contemporâneo, interligado e profundamente desigual. Pelo caminho, Scott Reynolds Nelson dá nos a conhecer os indivíduos que fizeram e refizeram este mundo. Alguns são novos e bem vindos desconhecidos, e outros — como Abraham Lincoln e Vladimir Lenine — são apresentados de uma forma tão diferente que é como se os encontrássemos aqui pela primeira vez.»
Andi Zimmerman, Universidade George Washington

As Guerras do Trigo

Uma história geopolítica dos cereais

by Scott Reynolds Nelson

Property Description
ISBN: 9789895364718
Publisher: Livros Zigurate
Release Date: October of 2022
Language: Portuguese
Dimensions: 133 x 233 x 26 mm
Cover: Softcover
Pages: 384
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > General History
EAN: 9789895364718

Como pão para a boca

Gonçalo Gomes

"Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Este livro explica, de forma informada e aprofundada, a veracidade por trás do adágio popular, mostrando como, um pouco por todo o mundo, o trigo (e os cereais, numa perspectiva mais ampla) constitui um importante poder, que muitas vezes é disputado com violência.

Os cereais e a guerra

AJMCS

Um livro que oferece uma perspetiva inovadora sobre o papel decisivo que tiveram os cereais, em particular o trigo americano, nas relações de poder entre estados desde a Guerra Civil Americana, Revolução Russa, Primeira Guerra Mundial até aos tempos presentes. Recomendado.

ABOUT THE AUTHOR

Scott Reynolds Nelson

Scott Reynolds Nelson é historiador e especialista em domínios que vão da história americana do século XIX à história económica internacional, passando por temas como a circulação global de matérias primas ou os desastres financeiros a nível mundial. Foi bolseiro de investigação de instituições prestigiadas como a Universidade de Harvard, a École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, ou a Fundação Guggenheim. É professor na Universidade da Geórgia. Diz beber demasiado café e nas horas vagas lê ficção científica.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT