Amor, Medicina e Milagres

by Bernie S. Siegel
Publisher: Sinais de Fogo Publicações, April of 2004 ‧

BERNIE S. SIEGEL, M.D., exerceu cirurgia geral e pediátrica em New Haven, no Connecticut, até se reformar em 1989. A sua longa experiência clínica levou-o a acreditar que o poder de cura tem origem na mente humana e que o amor a si mesmo e a determinação são tanto ou mais importantes que a escolha da terapia. Todos os dias acontecem milagres aos doentes excepcionais – doentes que têm a coragem de amar, aqueles que têm a coragem de trabalhar com os seus médicos para participarem na sua própria recuperação e a influenciarem.

Em 1978, fundou a ECaP (Doentes Excepcionais de Cancro), uma forma específica de terapia individual e de grupo que utiliza os sonhos, desenhos e imagens dos pacientes. A ECaP baseia-se na carefrontation (“cuidafrontação”), uma confrontação terapêutica carinhosa e segura, que facilita a mudança e a cura pessoal. Os benefícios físicos, espirituais e psicológicos resultantes levaram a que Bernie desejasse levar toda a gente a capacitar-se do seu próprio potencial curativo.

AMOR, MEDICINA E MILAGRES divide-se em duas partes. Na primeira, Siegel dá conta da sua pesquisa. Além de exemplos concretos, mostra estudos e teorias que comprovam os seus pontos de vista. Na segunda parte, o livro traz conselhos e orientações valiosas tanto a quem sofre de uma doença grave e/ou crónica, quanto aos que convivem com um enfermo.

Até que finalmente se fez luz. Ali estava eu, a ver uma vintena de doentes todos os dias, bem como as famílias, dezenas de médicos e enfermeiros, e continuava à procura de pessoas. Durante esse tempo todo tinha lidado com casos, gráficos, doenças, remédios, pessoal e prognósticos, em vez de pessoas. Pensara nos pacientes apenas como máquinas que tinha de reparar. Comecei a ouvir a linguagem dos meus colegas de uma nova maneira. Lembro-me de me dirigir a uma plateia de pediatras nesse ano. Muitos deles chegaram tarde, explicando entusiasmados que tinha acabado de dar entrada no hospital um "caso interessante" - uma criança quase em coma diabético. Chocado, apercebi-me da distância que essa atitude colocava entre os médicos e o "caso" que, por sinal, era uma criança muito doente e assustada, cujos pais estavam desorientados.

Apercebi-me de que, por muito que tentasse combatê-lo, também eu tinha adoptado essa defesa padrão contra o sofrimento e o fracasso. Por estar a sofrer, retraía-me quando os pacientes mais precisavam de mim. Isso tornou-se particularmente óbvio quando regressei de umas férias prolongadas em Agosto de 1974. Durante alguns dias reagi apenas como ser humano. Depois senti as emoções a desvanecerem-se e a máscara profissional a sobrepor-se. No entanto, eu queria manter essa sensibilidade, porque a frieza não salva, de facto, ninguém da dor. Apenas enterra a mágoa mais fundo. Costumava pensar que uma certa dose desse distanciamento era essencial, mas para a maioria dos médicos julgo que vai longe de mais. Demasiadas vezes a pressão esmaga a nossa compaixão inata. O chamado interesse desprendido que nos ensinam é um absurdo. Pelo contrário, é necessário que nos ensinem um interesse racional, que permita a expressão dos sentimentos sem prejudicar a capacidade de tomada de decisão.

Amor, Medicina e Milagres

by Bernie S. Siegel

Property Description
ISBN: 9789728541477
Publisher: Sinais de Fogo Publicações
Release Date: April of 2004
Language: Portuguese
Dimensions: 140 x 210 x 20 mm
Cover: Softcover
Pages: 340
Format: Book
Collection: Outro Olhar
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Other Literary Forms
EAN: 9789728541477
Recommended Minimum Age: Not applicable

ABOUT THE AUTHOR

Bernie S. Siegel

O Dr. Bernard S. Siegel, que prefere ser tratado por Bernie, e não por Dr. Siegel, frequentou a Universidade de Colgate e a Faculdade de Medicina da Universidade de Cornell. É membro de duas sociedades escolásticas de honra, Phi Beta Kappa e Alpha Omega Alpha, e licenciou-se com distinção. A sua formação cirúrgica teve lugar no Hospital Yale New Haven e no Hospital Pediátrico de Pittsburgh. É cirurgião pediátrico e cirurgião geral em New Haven.

Em 1978, Bernie lançou os Doentes Excepcionais de Cancro, uma forma específica de terapia individual e de grupo que utiliza os sonhos, desenhos e imagens dos pacientes. Os ECaP baseiam-se na "cuidafrontação", uma confrontação terapêutica carinhosa e segura, que facilita a mudança e a cura pessoal. Esta experiência levou-o ao desejo de dar a conhecer a toda a gente o seu próprio potencial curativo.

A família Siegel vive na zona de New Haven, no Connecticut. Bernie e a mulher, Bobbie Siegel, são co-autores de muitos artigos e de cinco filhos. A família tem inúmeros interesses e animais de estimação. A sua casa assemelha-se a um cruzamento entre uma galeria de arte, um jardim zoológico, um museu e uma oficina de reparação de automóveis familiares. Para além do exercício muito activo da actividade cirúrgica, presentemente Bernie viaja muito com Bobbie para fazer palestras e dirigir sessões de trabalho onde partilha as suas técnicas e experiência.

Woody Allen disse que se tivesse um desejo seria ser outra pessoa. Bernie gostava de ser uns centímetros mais alto.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT