A Urgência de Contar. Contos de Mulheres dos Anos 40

by Ana Paula Ferreira
Publisher: Editorial Caminho, April of 2002 ‧
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
[...] os textos aqui em foco expõem os condicionamentos bem como as consequências mais vastas da limitação das mulheres à identidade de esposas e mães ou, no pólo oposto, «mulheres perdidas». Escrever a partir da plataforma da diferença feminina não terá, por conseguinte, nada de ingénuo nem, muito menos, de vitimizante ou «natural»: trata-se, efectivamente, de utilizar um dispositivo discursivo em aparência inócuo («literatura feminina») para confrontar a exclusão das mulheres do espaço da cidadania, do fórum público. A necessidade, bem como a viabilidade, de serem ouvidas, e ouvidas como mulheres, sobre as estruturas sociais, económicas, legais, culturais e psicológicas que colonizam diversamente mulheres e homens de várias procedências de classe, meio geocultural e, em alguns casos, raça, explica por que «é que grande parte das escritoras que emergem entre finais dos anos trinta e finais dos anos quarenta envereda pelo género do conto e da novela. [...]
Devido à sua própria multiplicidade (em contraste com um número mais limitado de intrigas romanescas), o conto torna-se, assim, veículo privilegiado de análise e, idealmente, combate dos vários mecanismos de poder que interactuam para disciplinar as mulheres, bem como os demais sujeitos da diferença, no âmbito da família-nação salazarista.

(A. P. F., in texto de apresentação da presente obra)

A Urgência de Contar. Contos de Mulheres dos Anos 40

by Ana Paula Ferreira

Property Description
ISBN: 9789722114509
Publisher: Editorial Caminho
Release Date: April of 2002
Language: Portuguese
Dimensions: 135 x 210 x 30 mm
Cover: Softcover
Pages: 294
Format: Book
Collection: O Campo da Palavra
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789722114509
Recommended Minimum Age: Not applicable

ABOUT THE AUTHOR

Ana Paula Ferreira

Professora Catedrática de Estudos Portugueses na Universidade da Califórnia, em Irvine, onde também lecciona Teoria Crítica e Women's Studies. Além de diversos estudos publicados em revistas académicas e em colecções de ensaios e da organização de números monográficos de revistas, tem publicados "Alves Redol e o Neo-Realismo Português" (Caminho, 1992) e "A Urgência de Contar: Contos de Mulheres dos Anos 40" (Caminho, 2002).

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT