20% OFF

A Sinfonia Pastoral

by André Gide
Publisher: Relógio D'Água, July of 2022 ‧
12,50€
10,00€
20% OFF
IN STOCK -
RECOMMENDED BY THE NATIONAL READING PLAN
«A Sinfonia Pastoral é, entre outras coisas, a história de um homem que levou para casa um pequeno ser que vivia no escuro e que o amou de tal forma que o fez descobrir os objectos, as cores, os livros, a música. O pequeno ser transformou-se numa bela mulher e durante algum tempo foram felizes. Mas, no dia em que ela finalmente viu a neve, viu os rostos dos que estavam à sua volta, a escuridão voltou.»

Do Prefácio de Ana Teresa Pereira

A Sinfonia Pastoral

by André Gide

Property Description
ISBN: 9789897832598
Publisher: Relógio D'Água
Release Date: July of 2022
Language: Portuguese
Dimensions: 148 x 228 x 10 mm
Cover: Softcover
Pages: 112
Format: Book
Collection: Clássicos para Leitores de Hoje
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789897832598

Um livro sobre compaixão, fé, desejo e autoengano

Ricardo Anjos

O livro nele todo tem escrita sensível e introspetiva, onde mostra como as pessoas podem confundir altruísmo com interesses pessoais. É uma obra elegante, psicológica e bastante reflexiva, especialmente sobre moralidade e hipocrisia emocional. Apesar de ser um pequeno livro, torna se pela sua reflexão um "grande" livro.

A angústia do saber

Rui

Um livre belo e triste ao mesmo tempo. Plena de sensibilidade, esta novela de Gide convida-nos à reflexão sobre a problemática do conhecimento. Por um lado, o conhecimento abre horizontes, mostra-nos novos mundos, pode elevar-nos a outros patamares, sendo a sua procura indissociável da natureza humana, tão curiosa e ávida desse dulcíssimo néctar. Porém, ao mesmo tempo, corremos o risco de nos embriagarmos fatalmente com a exuberância do néctar que nos dão a beber. Numa linguagem singela e introspetiva, Gide (de quem já tinha admirado o "Imoralista") mostra toda a sua mestria como contador de histórias.

ABOUT THE AUTHOR

André Gide

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1947

André Gide (1869-1951) é um dos escritores franceses mais importantes do século XX. Nascido no seio de uma família francesa protestante, Gide cresceu e foi educado sobretudo na Normandia, num grande isolamento social. Desde cedo começou a escrever, tendo publicado o seu primeiro romance em 1891.
Numa viagem ao Norte de África, foi surpreendido por um mundo de liberdade que, dada a sua educação, nunca antes imaginara, acabando por admitir a sua atração pelos corpos saudáveis de rapazes jovens.
Gide travou conhecimento com Oscar Wilde em Paris, em 1895. O autor de O Retrato de Dorian Gray julgou que lhe tinha revelado a sua homossexualidade, mas a avaliar pelos diários do escritor francês sabemos que nessa altura já tinha plena consciência da sua condição. O drama de Gide era, pois, a conciliação entre a sua rigorosa educação protestante com uma liberdade que sentia necessária para assumir a sua sexualidade.
Apesar de ser casado, Gide envolveu-se com um jovem e ambos fugiram para Inglaterra, o que lhe trouxe críticas tanto da França católica, como da França protestante. E se é certo que a sua obra é admirada e tem uma clara influência na formação de jovens escritores como Camus ou Sartre, sempre que Gide abordou a sua orientação sexual, a crítica com afinidades católicas e protestantes não lhe deu tréguas.
Como tradutor, introduziu as obras de Joseph Conrad em França. A sua atividade de crítico e escritor foi contínua, mas acrescentou-lhe uma vertente de defesa dos Direitos Humanos da qual é pioneiro. Por um breve período foi simpatizante dos ideais comunistas, mas, convidado a visitar e a discursar na União Soviética, regressou desiludido com a censura dos seus discursos e o estado geral da cultura no país.
Em 1939 tornou-se o primeiro escritor vivo a ser incluído na famosa coleção Bibliothèque de La Pléiade. Em 1947, recebeu o Nobel de Literatura.
Morreu em 1951. Um ano depois, a Igreja Católica Romana colocou as suas obras no Index Prohibitorum.
A ficção de Gide e os seus escritos autobiográficos estão traduzidos em mais de 40 línguas e o autor é hoje reconhecido não apenas pelo seu génio literário, mas também como uma das primeiras personalidades a assumirem a sua homossexualidade, discutindo abertamente a sua posição com a moralidade vigente.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT