10% OFF

A Oficina de Gil Vicente

Apontamentos sobre a Compilação

by José Augusto Cardoso Bernardes
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra, May of 2023 ‧
17,50€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
Permanecendo ao serviço da corte régia durante 35 anos, Gil Vicente escreveu e encenou cerca de meia centena de peças, abrangendo os diferentes géneros do teatro europeu de finais da Idade Média. Apesar da diversidade que caracteriza a sua obra do ponto de vista temático e formal, nela sobressaem linhas de coerência que permitem estabelecer importantes ligações entre os autos. Assim sucede desde a Visitação e o Auto Pastoril Castelhano (ambos representados em 1502) até Floresta de Enganos representada em 1536, que constitui o epílogo de uma criação invulgarmente extensa, regular e continuada. Ao longo dos diferentes ensaios que compõem o presente volume, procura demonstrar-se a unidade e a singularidade de uma obra que, por motivos vários, não mais se repetiu na história da cultura portuguesa e peninsular.

A Oficina de Gil Vicente

Apontamentos sobre a Compilação

by José Augusto Cardoso Bernardes

Property Description
ISBN: 9789892624136
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Release Date: May of 2023
Language: Portuguese
Dimensions: 158 x 233 x 19 mm
Cover: Softcover
Pages: 256
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Essays
EAN: 9789892624136

Fundamental

J.S.

Temos aqui mais um volume de ensaios, em torno da vida e obra de Gil Vicente da autoria de José Cardoso Bernardes, grande especialista nos estudos vicentinos. Recomendo

ABOUT THE AUTHOR

José Augusto Cardoso Bernardes

José Augusto Cardoso Bernardes (n. 1958) é Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde tem sobretudo regido cadeiras no âmbito da Literatura Portuguesa do século XVI e na Didáctica da Literatura. Publicou O Bucolismo Português (Coimbra, 1988), Sátira e Lirismo no teatro de Gil Vicente (Coimbra, 1996), História Crítica da Literatura Portuguesa (dir. de Carlos Reis), Vol. II, "Humanismo e Renascimento" (Lisboa, 1999), Revisões de Gil Vicente (Coimbra/Braga, 2003) e A Literatura no Ensino Secundário (Porto, 2004). Foi co- Director de Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa (Lisboa, 1999-2005).

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT