10% OFF

A Ilusão Cómica

by Pierre Corneille
Publisher: Edições Humus, November of 2025 ‧
12,00€
10,80€
10% OFF
IN STOCK -
Publicada em 1639, sob o reinado de Luís XIII e do seu ministro, o Cardeal de Richelieu, A Ilusão Cómica é uma das mais brilhantes peças de Corneille, que se lhe referia como um estranho monstro.

Reflexiva e impura, de géneros cruzados (pastoral, comédia à italiana, tragicomédia, tragédia), nela se revelam em filigrana a ambiguidade da representação teatral e o palco como espaço especular.

Pridamante quer descobrir o destino do filho desaparecido e, pela mão do mágico Alcandro, crê ver uma acção real, quando na verdade assiste a uma peça onde o filho representa. À inocência de Pridamante (e do espectador) contrapõe-se o saber de Alcandro (e de Corneille, o mago).

O artifício do teatro no teatro e a linguagem como figura num jogo de subentendidos urdem uma apologia da convenção teatral enquanto espelho do mundo. Traduzida pelo poeta Nuno Júdice (1949-2024) e encenada por Nuno Carinhas em 1999, foi central na visitação que o Teatro Nacional São João propôs então do tema da ilusão teatral.

A Ilusão Cómica

by Pierre Corneille

Property Description
ISBN: 9789899213449
Publisher: Edições Humus
Release Date: November of 2025
Language: Portuguese
Dimensions: 126 x 198 x 7 mm
Cover: Softcover
Pages: 114
Format: Book
Collection: TNSJ
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Theatre (Work)
EAN: 9789899213449

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT