10% OFF

A Desnazificação

A pós-história do III Reich

by Emmanuel Droit
Publisher: Editora Guerra & Paz, January of 2025 ‧
18,00€
16,20€
10% OFF
IN STOCK -
free shipping
Em A Desnazificação, Emmanuel Droit analisa uma experiência fulcral da história do século XX e os milhões de narrativas do Terceiro Reich que dela resultaram. A verdade sobre o que se passou na Alemanha pós-nazi, entre o Verão de 1945 e o fim oficial da ocupação em 1949, é fundamentalmente lacunar, tendenciosa ou enganadora.

A desnazificação foi um projecto para avaliar o grau de responsabilidade individual durante o regime, e acabou por se converter numa política pública de reeducação da população alemã considerada culpada de apoiar o governo de Adolf Hitler.

Entre a exigência de transparência e a vontade de ocultar informações às potências ocupantes, de modo a escapar às consequências de uma lógica de purga iníqua e discriminatória, milhões de pessoas viram-se obrigadas a modificar, corrigir ou omitir o passado dos anos 1933-1945. Para a posteridade, ficaria uma construção ilusória dos factos que subverteu a verdade da razão.

Reflexão pungente sobre o passado e a responsabilidade política - individual e colectiva - esta investigação explora as ligações entre a verdade e a história, mas também entre a justiça e o perdão.

A Desnazificação

A pós-história do III Reich

by Emmanuel Droit

Property Description
ISBN: 9789895761456
Publisher: Editora Guerra & Paz
Release Date: January of 2025
Language: Portuguese
Dimensions: 151 x 229 x 17 mm
Cover: Softcover
Pages: 272
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > History of Europe
EAN: 9789895761456

A verdadeira desnazificação

alexandre dale

Perante esta palavra, que tão infeliz nos soa, no conflito russo-ucraniano, não há como lidar com os verdadeiros nazis para perceber o que é e o que não é esse processo de que se fala, e que, se para uns foi necessário, para outros acaba por indiciar uma certa falta de conhecimento histórico - ou de manipulação, o que vem a dar no mesmo. Fundamental, claro.

ABOUT THE AUTHOR

Emmanuel Droit

É professor universitário na Sciences Po Strasbourg, onde ensina História Contemporânea. Especialista na RDA e na Guerra Fria, o seu trabalho centra-se principalmente na construção do homem socialista, na cooperação entre as polícias políticas do bloco de Leste e na memória coletiva da Europa pós-guerra.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT