10% OFF

101 Contos-de-Bolso

by Maria Teresa Meireles
Publisher: Edições Colibri, September of 2023 ‧
7,50€
10% OFF CARD
IN STOCK -
«Gostava de miniaturas: miniaturas de bolos, casas de bonecas, carros da Matchbox, chihuahua e bonsais. Vivia numa tiny house e vestia de forma minimalista. Era frugal na alimentação, minimal na música e só lia micro-ficção em livro de bolso. Em criança, tinham-no levado ao Portugal dos Pequeninos e na escola lera e relera Gulliver em Lilliput. De Alice no País das Maravilhas, fixara a sua capacidade de se tornar tão pequena que pudesse entrar em qualquer espaço e, de entre os contos de Perrault, O Polegarzinho era o seu favorito. [...] Aquela pulseira dava-lhe azar. Sempre que a punha no pulso acontecia-lhe alguma coisa ruim. Júlio acabara o namoro com ela no dia em que estreara a pulseira; a avó morrera no dia em que, lembrava-se bem, usara a pulseira com aquele vestido vermelho que entretanto deixara de lhe caber e partira a perna na tarde em que tinha a pulseira e as calças de veludo azul. Claro que, quando olhava para a pulseira, via o Júlio, a avó, as canadianas que usou durante meses e revivia as diferentes dores que esses episódios da sua vida lhe tinham causado - por isso a pulseira lhe dava agora, só por si, apertos de coração, lhe trazia lágrimas aos olhos e a fazia coxear, reavivando-lhe a dor na perna e nos pulsos.[...]»

«O principal objetivo da Câmara Municipal de Santiago do Cacém ao promover o Prémio de Conto Manuel da Fonseca é apoiar os escritores que estão à procura do seu próprio espaço nesta área. Com este Prémio, a autarquia pretende reforçar o estímulo e a valorização da criação literária, ao mesmo tempo que presta homenagem a Manuel da Fonseca uma grande figura do Concelho, pelo seu papel relevante na vida literária, cultural, cívica e política no nosso país. (…) O Prémio tem vindo a ganhar cada vez mais prestígio, sendo reconhecido no meio literário e de edição para edição têm sido apresentadas a concurso obras de grande qualidade. Esta é, sem dúvida, uma das motivações que nos leva a realizar o Prémio de Conto Manuel da Fonseca.»
Álvaro Beijinha (Presidente da câmara municipal de Santiago do Cacém)

101 Contos-de-Bolso

by Maria Teresa Meireles

Property Description
ISBN: 9789895663132
Publisher: Edições Colibri
Release Date: September of 2023
Language: Portuguese
Dimensions: 163 x 231 x 7 mm
Cover: Softcover
Pages: 134
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Short stories
EAN: 9789895663132

variedade em qualidade

António Luís

Contos divertidos, surpreendentes, corrosivos e inteligentes que são um prazer!

ABOUT THE AUTHOR

Maria Teresa Meireles

Doutorada em Literatura Oral e Tradicional, no seu percurso já foi consultora para as Palavras Andarilhas de Beja; Diretora da coleção «Redes e Enredos», (Ed. Apenas); Membro do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional), da UNL; Membro do IBBY (International Board on Books for Young People), colaborou com o antigo IPLB na área das itinerâncias (dinamizando sessões sobre literatura tradicional e de autor em muitas bibliotecas do país) e manteve, durante um ano, a crónica semanal «Dicionário Íntimo», no jornal «Semmais». Autora de vários livros na área da ficção e ensaio, recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca (2020); o Prémio Literário Alves Redol (Conto), em 2021 e, com o livro 101 Contos-de-Bolso, o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, 2022.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT