10% OFF

«Não Pode Haver Neutros!»

O general Vasco Gonçalves na Revolução Portuguesa (1974-1975)

by António Amaral
Publisher: Tinta da China, June of 2026 ‧
17,90€
16,11€
10% OFF
IN STOCK -
free shipping
Entre 1974 e 1975, Vasco dos Santos Gonçalves afirmou-se como uma das figuras mais controversas da nossa história recente. Enquanto militar do MFA, liderou quatro dos seis governos provisórios durante o processo revolucionário português, tendo sido primeiro-ministro entre julho de 1974 e setembro de 1975.

O contexto desse período moldou tanto a sua ação governativa como os seus gestos discursivos, que permaneceram latentes na memória coletiva portuguesa e suscitaram reações profundamente contraditórias. Não Pode Haver Neutros! é um ensaio biográfico que recentra criticamente a figura de Vasco Gonçalves no quadro da Revolução portuguesa, analisando os seus discursos e as «articulações políticas» que estabeleceu com o MFA e as classes trabalhadoras — com o devido contexto histórico e procurando ultrapassar leituras polarizadas.

«Por emergir nos anos da Revolução portuguesa com uma aura simbolicamente ‘messiânica’ e com a espessura de um sujeito (político) irredutível, a maior parte das abordagens sobre a persona de Vasco Gonçalves ainda se encontra fatalmente capturada por uma espécie de ‘moralismo sentimentalista’ ora de contornos nostálgicos, ora de contornos revanchistas.»

«Não Pode Haver Neutros!»

O general Vasco Gonçalves na Revolução Portuguesa (1974-1975)

by António Amaral

Property Description
ISBN: 9789895950195
Publisher: Tinta da China
Release Date: June of 2026
Language: Portuguese
Dimensions: 139 x 207 x 12 mm
Cover: Softcover
Pages: 192
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > History of Portugal
EAN: 9789895950195

ABOUT THE AUTHOR

António Amaral

António Amaral nasceu em março de 1998. Licenciou-se em História na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, pela mesma instituição, concluiu o mestrado em História Contemporânea, em 2023. Atualmente, encontra-se a desenvolver a sua tese de doutoramento com especialização em História Contemporânea na FCSH/UNL, sendo bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

(see more)

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT