adicionar à lista de desejos
A Bailarina Da Morte eBook
A Gripe Espanhola No Brasil
language: brazilian portuguese
Publisher:
Companhia das Letras, October of 2020 ‧
see product details
6,49€
10% OFF
CARD
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
IMMEDIATE AVAILABILITY
eBook with wookreader protection
SYNOPSIS
Contundente retrato do Brasil durante a pandemia de gripe espanhola, A bailarina da morte investiga a doença mortal que há um século assombrou a humanidade e revela trágicas semelhanças com a covid-19.
No início do século XX, uma doença chegou ao Brasil a bordo de navios vindos da Europa. A gripe espanhola, como ficou conhecida a explosão pandêmica de uma mutação particularmente letal do vírus H1N1, matou dezenas de milhares de pessoas no país e cerca de 50 milhões no mundo inteiro.
Altamente contagiosa, a moléstia atingiu todas as regiões brasileiras. A "influenza hespanhola" paralisou a economia e desnudou a precariedade dos serviços de saúde. Disputas políticas e atitudes negacionistas de médicos e governantes potencializaram o massacre, que vitimou sobretudo os pobres. Iludida por estatísticas maquiadas e falsas curas milagrosas, a população ficou à mercê do vírus até o súbito declínio da epidemia, no começo de 1919.
A partir de um vasto acervo de fontes e imagens da época, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling recriam o cotidiano da vida e da morte durante o reinado de terror da "gripe bailarina", uma das maiores pandemias da história.
"Um atestado visceral de que não se lembrar da própria história é condenar-se a repeti-la. Nesta história com toques de ciência e por vezes ciência em contexto histórico, temos uma oportunidade para reconhecer que já estivemos aqui antes, numa pandemia que de fato concluiu um século. Quem sabe desta vez aprendemos a lição?" — Suzana Herculano-Houzel
"Entre negação da ciência, curas milagrosas e uma doença que escancarou as desigualdades sociais da época, os historiadores do futuro, ao analisar a brilhante obra de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling sobre a pandemia de 1918 — escrita durante a pandemia de 2020 —, indagarão, perplexos: Mas como pode ser possível que, em cem anos, não aprenderam nada?" — Natalia Pasternak
"Em um mundo já fragilizado pela Primeira Grande Guerra, a gripe espanhola colocou em evidência a vulnerabilidade humana diante de um novo vírus. Este livro narra com maestria as rotas e a velocidade de disseminação da doença, ao mesmo tempo em que acentua as dificuldades e os equívocos para seu enfrentamento no Brasil oligárquico da Primeira República. Convida-nos a refletir sobre o valor da imaginação histórica para a abordagem da crise contemporânea." — Nísia Trindade Lima
DETeBook com proteção para wookreaderILS
| Property | Description |
|---|---|
| ISBN: | 9786557820285 |
| Publisher: | Companhia das Letras |
| Release Date: | October of 2020 |
| Language: | Brazilian Portuguese |
| Pages: | 368 |
| Format: | eBook |
| File Format and Compatibility: | |
| Categories: |
eBooks in Portuguese
>
History
>
History of America
eBooks in Portuguese > Social Sciences and Humanities > Sociology |
| EAN: | 9786557820285 |
| Acessibilidade: | Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor |