Nelly Sachs

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1966

Poetisa e dramaturga de cidadania sueca e etnia judaica, Leonie Nelly Sachs nasceu a 10 de dezembro de 1891, em Berlim, na Alemanha, e faleceu, vítima de cancro, a 12 de maio de 1970, na cidade de Estocolmo. Filha de um próspero industrial, recebeu instrução a título particular até ingressar na Berliner Höhere Tochterschule. Apaixonando-se pelos livros desde muito cedo, encetou correspondência com a escritora sueca Selma Lagerlöf, trocando com ela cartas durante mais de trinta anos.
Aspirando vir a tornar-se bailarina, estudou Dança, Música e Literatura e, a partir da década de 20, começou a publicar alguns dos seus poemas na imprensa. Despertando a atenção do romancista Stefan Zweig, publicou, sob orientação deste, o seu primeiro livro, Legenden Und Erzählungen no ano de 1921, obra que passou despercebida e que não teve continuidade imediata.
Em 1930, o seu pai morreu, pelo que tomou a mãe a seu cuidado. A ascensão do Nacional-Socialismo tornou a sua situação periclitante e, pedindo ajuda a Selma Lagerlöf, fugiu da Alemanha em 1940, na companhia da mãe e rumo à Suécia. Assim que chegou teve notícia da morte da amiga. Aprendendo a língua sueca, providenciou o seu sustento fazendo traduções de autores suecos para alemão.
Em 1947 publicou uma coletânea de poemas intitulada Den Wohnungen Des Todes, que incide na vitimização do povo hebraico através dos tempos, cumprindo o que a poetisa acreditava ser uma predestinação. Ganhou grande reputação quando o seu drama poético Eli: Ein Mysterienspiel vom Leiden Israels (1951) foi difundido pela rádio, na então República Federal Alemã. A obra contava a história do assassinato de um rapaz polaco. Flucht Und Verwandlung (1959) lida com a ideia da metamorfose da humanidade e o seu exílio, já presentes noutras obras da sua autoria, e que veio confirmar a sua mensagem de sofrimento.
Nelly Sachs partilhou o Prémio Nobel da Literatura com Shmuel Yosef Agnon em 1966.

Nelly Sachs. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.

Bibliography

format
language
Order

People who bought this author also bought

X
Recommend
Nelly Sachs
To recommend this author to a friend, simply fill in your name and email, as well as the name and email of the person you want to suggest them to. If you wish, you can also add a small comment, then click to send the request. Your recommendation will be immediately sent in your name to the email address of the person you are recommending them to.
Your identification:
The identification of the person you want to recommend this title to:
X
Your recommendation has been sent successfully!
X
ficha.popup.recommend.error.title
X
selecione o livro adotado:
X
An error occurred!
Please try again later.
X
You have reached the maximum number of authorized devices
Please go to your customer area to manage active devices.