10% OFF

Limites Da Ciência Audiobook

by Jorge Calado
Book eBook Audiobook
Publisher: Fundação Francisco Manuel dos Santos, March of 2023 ‧
6,99€
10% OFF CARD
IMMEDIATE AVAILABILITY
Audiobook for WOOK READER
A ciência é infinda mas limitada. Além dos limites internos - regras, axiomas, leis, teoremas, etc. - e outros impostos pelos instrumentos e técnicas de medida, os limites mais importantes são de natureza ética, política e económico-financeira. São aqui analisados os quatro CC da ciência: o carácter, as crises causadas pelo mau comportamento científico, o papel do capital e as catástrofes naturais ou causadas por falha humana. Se em 2013 a grande surpresa fora, para mim, a prevalência da fraude na investigação científica, sete anos depois o problema tornou-se gigantesco. Por outro lado, a crescente burocratização do financiamento tem coarctado a liberdade da pesquisa científica; a curiosidade foi substituída pela necessidade de produzir resultados. Neste livro cabem ainda as ameaças que vêm do espaço, os sobressaltos do bioterrorismo e os perigos latentes das nanotécnicas e da (super)inteligência artificial. Às guerras tradicionais em terra, mar e ar juntou-se a guerra travada no ciberespaço. Finalmente, a pandemia de COVID -19 é vista como consequência do nosso uso e abuso da Gaia, o complexo geobiológico que mantém as condições de vida na Terra.

Limites Da Ciência

by Jorge Calado

Property Description
ISBN: 9789899118195
Publisher: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Release Date: March of 2023
Language: Portuguese
Format: Audiobook
Length: 6 hours and 6 minutes
File Size 189.37 MB
File Format and Compatibility:
Categories: Audiobooks in Portuguese > Personal and Spiritual Development > Personal Development
EAN: 9789899118195

Até onde pode/deve ir a ciência

JPElgenedy

Um relato sobre as linhas que a ciência não pode (ou não devia) passar. Repleto de vários exemplos reais, somos levados aos principais temas que podem limitar a ciência. Embora com algumas passagens bastante tecnicas, que poderão dificultar um pouco a leitura, na realidade nunca se perde o fio condutor. Bastante interessante, sobretudo num momento em que cada vez mais se ouvem dúvidas e polémicas sobre burlas e fraudes na ciência.

Limites da Ciência

Silveira de Brito

É um livro excelente. Dá uma noção clara da ciência, do trabalho do cientista, da importância da ciência em todas as dimensões da vida e previne sobre os seus limites, da sua exposição a fraudes, erros e incertezas.

ABOUT THE AUTHOR

Jorge Calado

Jorge Calado tem desenvolvido carreiras paralelas nas ciências e nas artes. Licenciou-se em engenharia química pelo Instituto Superior Técnico (IST), e doutorou-se em química pela Universidade de Oxford. Professor catedrático (emérito) de química-física no Instituto Superior Técnico, foi também professor catedrático-adjunto de engenharia química na Universidade de Cornell, NY. Publicou mais de 170 artigos em revistas internacionais sobre termodinâmica de líquidos moleculares e energética das apatites e gerou mais de 130 doutoramentos diretos e indiretos. Foi o primeiro químico a receber o Prémio Ferreira da Silva, o mais alto galardão da Sociedade Portuguesa de Química. Membro de várias comissões científicas internacionais (no âmbito da IUPAC, Conselho da Europa, OTAN, INTAS e UE), foi também membro da Junta de Diretores e diretor executivo da Comissão Cultural Luso-Americana. É sócio efetivo da Academia de Ciências de Lisboa desde 1988. Muito interessado nas relações entre as ciências e as artes, regeu cursos como "A Arte da Ciência" e "Arte, Ciência, Técnica e Sociedade" em Cornell e no IST. Autor do capítulo sobre Ciência na história da "Fundação Calouste Gulbenkian: Cinquenta Anos 1956-2006". É crítico cultural do semanário "Expresso" desde 1986, e contribuiu para o "Times Literary Supplement" (história e filosofia da ciência), "Opera News", "Opera Now" e "Agenda XXI". Concebeu e dirigiu os primeiros cursos de pós-graduação em Administração das Artes em Portugal (no Instituto Nacional de Administração), e fundou a IST Press. Em 1987, a pedido da Secretaria de Estado da Cultura, criou a Coleção Nacional de Fotografia. Comissariou mais de 25 exposições de fotografia em Portugal, França, Bélgica, Reino Unido e EUA. O seu livro mais recente é Limites da Ciência, publicado pela FMS em 2014.

(see more)

BY THE AUTHOR