Quando Lisboa Tremeu eBook
de Domingos Amaral
Sobre
o LivroLisboa, 1 de Novembro de 1755. A manhã nasce calma na cidade, mas na prisão da Inquisição, no Rossio, irmã Margarida, uma jovem freira condenada a morrer na fogueira, tenta enforcar-se na sua cela. Na sua casa em Santa Catarina, Hugh Gold, um capitão inglês, observa o rio e sonha com os seus tempos de marinheiro. Na Igreja de São Vicente de Fora, antes da missa começar, um rapaz zanga-se com sua mãe porque quer voltar a casa para ir buscar a sua irmã gémea. Em Belém, um ajudante de escrivão assiste à missa, na presença do Rei D. José. E, no Limoeiro, o pirata Santamaria envolve-se numa luta feroz com um gangue de desertores espanhóis.
De repente, às nove e meia da manhã, a cidade começa a tremer. Com uma violência nunca vista, a terra esventra-se, as casa caem, os tectos das igrejas abatem, e o caos gera-se, matando milhares. Nas horas seguintes, uma onda gigante submerge o terreiro do Paço e durante vários dias incêndios colossais vão atemorizar a capital do reino. Perdidos e atordoados, os sobreviventes andam pelas ruas, à procura dos seus destinos. Enquanto Sebastião José de Carvalho e Melo tenta reorganizar a cidade, um pirata e uma freira tentam fugir da justiça, um inglês tenta encontrar o seu dinheiro e um rapaz de doze anos tenta encontrar a sua irmã gémea, soterrada nos escombros.
Extremamente realista e muito bem retratado! Um dos melhores livros que já li.
Estamos perante uma narrativa inteligente, tocante e divertida. Uma excelente reinterpretação dos factos históricos. Como é seu apanágio, o autor faz-nos transportar para o tempo da história e viver em cada uma das personagens. Um romance cativante!
Ainda estou a ler o livro mas a história prende-nos. Gosto do enredo e é muito interessante.
Leitura muito agradável. Fui guiado pelos locais de Lisboa após o terrível terramoto de 1755 pelo protagonista Santamaria numa belíssima história que mudou a vida de 5 pessoas num final inesperadíssimo, mas muito emocionante. Recomendável, obviamente
Ainda estou a ler. Nunca tinha lido nenhum livro do autor, mas estou a gostar dos pormenores das situações vividas pelas personagens naquele 1 de Novembro de 1755.
Adorei o livro, as personagens... os pormenores da nossa história...
desde que começei a ler Domingos Amaral que desconhecia fiquei fascinada pela sua escrita, as suas descrições e personagens. Um autor portugues com futuro. espero que continue a editar bons livros
Rica em pormenores, uma narrativa fluida que nos transporta ao dia 1 de junho de 1755 e nos guia pelo meio dos destroços do grande terramoto de Lisboa.
Adoro este escritor, foi o segundo livro dele que li e voltou a surpreender-me. Livro muito bem escrito, muito rico em dados históricos que nos ajuda a perceber a o que aconteceu no terramoto de 1755.
A descrição narrativa leva-nos a sentir os cheiros, as angústias, os medos... Um livro que se lê num só fôlego com a ânsia de acompanharmos a odisseia das personagens, um dos grandes escritores nacionais sem dúvida.
Adorei a história de todas estas personagens, e a descrição é tão boa que quase nos sentimos na própria época, a viver todos aqueles acontecimentos terríveis. parabéns.