10% de desconto

Pessoa & Saramago eBook

de Miguel Real
Livro eBook
Editor: Dom Quixote, outubro de 2021 ‧
11,99€
10% DESCONTO CARTÃO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Ebook para wook reader
«Ainda que firmados em dois projetos literários diferentes, em dois tempos mentais diferentes, quase antagónicos, se não mesmo contraditórios, duas caraterísticas são comuns a Pessoa e a Saramago: A total transgressão dos códigos estéticos do seu tempo, balizando um novo vinco na história da literatura; Uma representação absolutamente original da língua, do homem e da sociedade Pessoa, da crise do sujeito literário e existencial do princípio do século, respondendo com a originalíssima multiplicação da identidade autoral e narrativa; Saramago, da situação crítica do mundo ocidental no final do século, postulando uma escrita que funde o romance com o ensaio, uma escrita que não intenta apenas revelar o mundo, mas sobretudo, usando a sua visão pessoal do mundo, problematizá-lo, complexificando o estatuto do narrador, incorporando neste o autor.»É assim que Miguel Real, conhecido ficcionista, crítico literário e ensaísta, que há mais de vinte anos se dedica ao estudo de autores e pensadores portugueses, resume o presente ensaio que, partindo de uma conferência realizada no México, trata do que é próprio e afim.

Pessoa & Saramago

de Miguel Real

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722073653
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: outubro de 2021
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação Temática: eBooks em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789722073653
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor

Uma boa aposta

J.S.

Este livro reúne um conjunto de ensaios sobre aspectos da vida e, particularmente, da obra de Fernando Pessoa e José Saramago, numa tentativa (na minha leitura) de delinear traços combinatórios presentes nos seus textos. Apenas uma ressalva: o livro contém algumas gralhas, palavras cortadas, que merecem uma nova revisão editorial.

SOBRE O AUTOR

Miguel Real

Miguel Real possui uma vasta obra dividida entre o ensaio, a ficção e o drama (neste último género sempre em colaboração com Filomena Oliveira) , tendo recebido o Prémio de Revelação nas áreas da Ficção e do Ensaio Literário da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Ler/Círculo de Leitores, o Prémio da Associação dos Críticos Literários, o Prémio Literário Fernando Namora, atribuído ao romance A Voz da Terra, também finalista do Prémio de Romance e Novela da APE, e o Prémio SPA Autores pelo romance O Feitiço da Índia. É colaborador permanente do JL, onde faz crítica literária. Faz parte da equipa que prepara neste momento uma História Global da Literatura Portuguesa.
Na Dom Quixote, publicou os romances As Memórias Secretas da Rainha D. Amélia, A Guerra dos Mascates, O Feitiço da Índia, A Cidade do Fim, O Último Europeu e Cadáveres às Costas, e reeditou A Voz da Terra e O Último Minuto na Vida de S., tendo ainda publicado os ensaios Nova Teoria do Mal, Nova Teoria da Felicidade, Portugal – Um país parado no meio do caminho, Nova Teoria do Sebastianismo, Nova Teoria do Pecado, Fátima e a Cultura Portuguesa e Pessoa & Saramago.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU