Não, Obrigado! eBook
de Walter Riso
Sobre
o LivroQuantas vezes dissemos «sim» quando queríamos dizer «não»? Ou deixámos que nos ofendessem, sem dar resposta? Quantas vezes, ao chegar a casa ao fim de um dia de trabalho, nos censurámos pela incapacidade de fazer valer os nossos direitos?
Essa insegurança, que nos leva a agir contra a nossa vontade, paga-se caro: sempre que baixamos a cabeça, estamos a dar um golpe na nossa auto-estima, sentimo-nos diminuídos. No sentido oposto, quando exigimos respeito a terceiros, protegemo-nos, fortalecemos o nosso «Eu», conquistamos o espaço e a importância que nos são devidos.
Como defender então os nossos direitos sem violar os dos outros? O psicólogo e professor universitário Walter Riso estudou o problema ao longo de mais de 20 anos, como investigador e como terapeuta. E descobriu que a melhor forma de o fazer é utilizar uma ferramenta psicológica altamente eficaz: a assertividade.
Saber dizer «não» ou «basta» sempre que a ocasião exige, é ter a liberdade e a coragem de expressar livremente as nossas emoções.
Livro muito prático e elucidativo. Uma leitura fácil mas assertiva.
Ponderar analisar e opinar as respostas estão na decisão , contudo prevalecer a auto analise da resposta mesma que fira , mas todavia seja contudo a correta.Temos esse poder e nao utiliza mos , este livro ensinanos a ponderar e decidir na atitude correcta a agir .
É um livro bastante interessante no ponto de vista psicológico para situações de conflito. Walter Riso, como terapeuta, faz uma boa abordagem sobre o tema da assertividade. Da importância de saber dizer não. No entanto, não coloca sobre à mesa as abordagens de como dizer "não" Acredito que o livro ficaria completo com um capítulo dedicado ao: Como dizer "Não" Se você é um profissional da psicologia recomendo-lhe o livro. Se procurar um livro de superação pessoal vai ficar um pouco desapontado.
Este livro ensina-nos a deixar de lado os medos irracionais, os obstáculos, os condicionalismos dos outros que tantas vezes nos impedem de explorar o mundo por nossos meios e de experimentar espremer o suco da vida. Devemos defender nossa integridade para conservar a nossa auto-estima. De que forma? Sendo autêntico com os nossos sentimentos, não autorizando a violação da nossa vontade. A conduta assertiva devolve-nos a audácia e essa liberdade de expressar a nossa vontade interior. É a fórmula essencial que distingue um homem digno desse nome, tornando capaz de recusar exigências absurdas dos outros e a sermos preserverantes na adversidade ou em situações difíceis e complicadas nas nossas relações.