Leva-Me Contigo eBook
de Afonso Reis Cabral
Sobre
o Livro
A Estrada Nacional 2, com os seus quase 739 quilómetros, é a maior de Portugal e uma das maiores do mundo. Atravessa Portugal de Chaves a Faro, numa linha contínua que não é feita só de asfalto. Estrada mítica e com identidade própria, é o mais belo caminho para conhecer as pessoas, as paisagens - o País, em suma.
O escritor Afonso Reis Cabral - autor dos romances O Meu Irmão (vencedor do Prémio LeYa) e Pão de Açúcar - decidiu percorrê-la a pé.
Durante vinte e quatro dias, completamente sozinho, deixou que a estrada o guiasse: cruzou montanhas e planícies, mergulhou em rios, caminhou debaixo de tempestades e sob o sol ardente. Mas sobretudo parou para conversar com quem encontrava. No fim de cada dia, publicava na sua página de Facebook um diário escrito no telemóvel relatando os principais eventos da viagem. Com milhares de leitores, comentários e partilhas, os seus textos geraram grande entusiasmo.
Agora em versão ampliada e ilustrada, eis em livro o diário do caminho.
Um percurso a pé pelo interior desertificado de Portugal, com encontros variados pelo caminho: animais, vegetais e minerais. É um discurso diarístico imediato, feito à noite depois da caminhada, muito a cru. A Nacional 2 é um livro como o do Afonso: sem rodeios, bela, doce, honesta.
Deixamo-nos levar de uma forma autêntica pela nacional 2. Vamos conhecendo lugares e formas de estar. Interessante a comunicação e apoio do povo a esta iniciativa do Afonso.
Uma partilha narrativa muito interessante da viagem a pé que o autor fez pela Estrada Nacional nº2 entre Chaves e Faro em abril e maio de 2019. Em forma de diário o livro vai descrevendo as várias peripécias do viajante ao mesmo tempo que dá nota da interacção que foi tendo com os que seguiram a aventura pelas redes sociais. Bem escrito. Recomendo.
Excepcional, é o mínimo que me permito dizer. De tal forma, que, já há muito tempo, não lia um livro, de fio a pavio, sem quase não me interromper. A leveza da escrita e o seu poder de síntese, sem perder a acção e emoção do autor, são uma atracção enorme. Gostei de conhecer este "miúdo". Vou estar atento a ele.
Afonso empreendeu um caminho que nos dá uma amostra do que é o Portugal interior, não falo de paisagens mas de pessoas e do calor humano que se sente nas suas palavras. Está também neste livro a prova do quanto as redes sociais podem funcionar para alimentar e dar força e não apenas para destilar odiozinhos. Um dia vou fazer a N2, provavelmente não será a pé, mas espero encontrar alguns dos protagonistas das histórias do Afonso Reis Cabral
Roteiro de pensamentos e desabafos em situações de exigência física e psicológica.
Excelente!!! Vou levá-lo comigo!