10% de desconto

História da Alheira eBook

A marca Alheira de Mirandela

de Jorge Sales Golias
Livro eBook
Editor: 5livros, dezembro de 2022 ‧
4,50€
10% DESCONTO CARTÃO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Ebook para wook reader
Reza a lenda que as alheiras foram inventadas pelos judeus porque, estando proibidos pela sua religião de comer carne de porco, enganavam os esbirros da Inquisição porque na mesma tripa onde os cristãos punham carne de porco, os judeus punham carne de aves.

nnA solução é bem imaginativa, tem uma base lógica, mas desde logo esbarra com o facto de esses enchidos à base de carne de aves terem uma cor bem diferente (amarelada) dos enchidos à base de carne de porco (mais escura), o que devia no mínimo fazer desconfiar a Inquisição.

nnPor outro lado, a História também não ajuda nada a tornar a lenda realidade, antes pelo contrário.

História da Alheira

A marca Alheira de Mirandela

de Jorge Sales Golias

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897825989
Editor: 5livros
Data de Lançamento: dezembro de 2022
Idioma: Português
Páginas: 116
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação Temática: eBooks em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789897825989

SOBRE O AUTOR

Jorge Sales Golias

Nasceu em 1941 em Mirandela, filho de Francisco Emílio Golias e de Maria Luísa Sales e irmão de José Manuel Sales Golias. Fez o 5.º ano na terra natal, e o 7.º ano (12.º) em Vila Real. Frequentou a Academia Militar e licenciou-se em Eng.ª Electrotécnica no IST.
Participou na Guerra colonial na Guiné em 72-74 e no 25 de Abril. Foi Chefe de Gabinete do Encarregado de Governo da Guiné, Assistente dos CTT/TLP e Adjunto do General Chefe de Estado Maior do Exército.
Reformou-se antecipadamente no posto de coronel, e durante 10 anos foi administrador de Empresas no ramo da Investigação e Desenvolvimento de Electrónica.
É autor dos seguintes livros A Descolonização da Guiné-Bissau e o Movimento dos Capitães, Perfil Literário de Altino Moreira Cardoso, História do Sport Clube de Mirandela, 2019, História da Fotografia de Mirandela, 2019 e História da Alheira.
É coautor de diversas publicações das quais destaca Vinte e Cinco de Abril, 10 anos depois, Os Anos de Abril e Janelas de Abril. Consta de 20 antologias.
Cronista do jornal Notícias de Mirandela e colaborador do Notícias de Trás-os-Montes e Alto Douro, revista Raízes e Referencial da A25A, Conferencista na Univ. Coimbra, ISCTE, Congresso dos Profs. História, Casa da Achada (Mário Dionísio), A25A e Assembleia de Freguesia da Penha de França e Biblioteca de Alcântara.
Consta da História de Portugal de José Mattoso e tem o seu nome gravado na pedra do monumento de Grândola aos capitães de Abril.
Foi atleta do glorioso Sport Clube de Mirandela, nos anos 50. Durante um ano sabático de 1960/1961 trabalhou na Agência Rezende, em Mirandela, onde ganhou experiência que o ajudou pela vida fora.
É sócio benemérito da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e Cruz Amarela de Mirandela, sócio fundador da A25A, sócio de mérito da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, sócio da Academia de Letras de Trás-os-Montes e membro da Comissão de História das Transmissões Militares.
Participou com o Prof. Doutor Telmo Verdelho na coordenação e apresentação do livro Gente de Mirandela, do historiador Padre Ernesto Sales, Ed. Brigantia, 2014. Apoiou e prefaciou a edição do livro Passos e Laços, da poetisa mirandelense Maria Augusta Ribeiro.
Consta da Bibliografia do Distrito de Bragança do Prof. Hirondino da Paixão Fernandes e de Subsídios para uma Bibliografia de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Nuno Canavez.
Foi fundador e coordenador da Tertúlia Transmontana em Lisboa e presidiu ao júri do Prémio Literário Prof. Doutor Adriano Moreira, iniciativa da CTMAD.
Promoveu em Mirandela, em Maio de 2019, o 1.º Roteiro Histórico da cidade de Mirandela, em 6 estações, com representações da Tertúlia Transmontana, cujo projecto foi entregue na CMM.
Tem dois diplomas de Mérito Cívico da CMM, de 2009 e 2019.
Recebeu no 100.º aniversário do Prof. Doutor Adriano Moreira o Prémio Honorífico de Ilustre Transmontano.
Dentre muitas condecorações militares e desportivas, destaca-se a da Ordem da Liberdade, Grau de Grande Oficial, pelo Presidente da República.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU