10% de desconto

Conjeturas E Refutações eBook

de Karl Popper

editor: Edições 70, fevereiro de 2019
«Muitos amigos de Sir Karl Popper e muitos estudiosos da sua obra consideram o presente livro, Conjecturas e Refutações (originalmente publicado em inglês, em 1963), a melhor introdução ao pensamento do autor. Encontro-me entre os subscritores desse ponto de vista e, por isso, considero particularmente louvável a sua edição em Portugal pela prestigiosa Edições 70 - a quem agradeço o honroso convite para escrever estas palavras de apresentação do autor e da sua obra, sobretudo na sua dimensão política (única área em que posso reclamar alguma competência). (...) Na base da filosofia do conhecimento de Popper, originalmente apresentada no seu livro Lógica da Descoberta Científica (publicado pela primeira vez em alemão, em 1934), está uma observação muito simples que é costume designar por "assimetria dos enunciados universais". Esta assimetria reside no facto de que, enquanto nenhum número finito de observações (positivas) permite validar definitivamente um enunciado universal, basta uma observação (negativa) para o invalidar ou refutar.

Por outras palavras, e citando um exemplo que se tornou clássico: por mais cisnes brancos que sejam encontrados, nunca podemos ter a certeza de que todos os cisnes são brancos (pois, amanhã, alguém pode encontrar um cisne preto). Em contrapartida, basta encontrar um cisne preto para ter a certeza de que é falso o enunciado universal "todos os cisnes são brancos".»

Conjeturas E Refutações

de Karl Popper

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724421773
Editor: Edições 70
Data de Lançamento: fevereiro de 2019
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação temática: eBooks em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789724421773
Karl Popper

Karl Raimund Popper (1902-1994) nasceu em Viena e estudou na Universidade de Viena, tendo terminado o doutoramento em Filosofia no ano de 1928.
Aquando da Segunda Guerra Mundial emigrou para a Nova Zelândia, tornando-se professor na Universidade de Canterbury.
A partir de 1946, convidado pela London School of Economics, aí leciona até 1969, data da sua jubilação. A vasta obra desenvolvida no campo da Filosofia da ciência e do conhecimento tornou Popper um dos mais prestigiados e influentes pensadores do século XX.

(ver mais)
A Sociedade Aberta e os Seus Inimigos

A Sociedade Aberta e os Seus Inimigos

10%
Edições 70
32,90€ 10% CARTÃO
portes grátis