Beloved eBook
de Toni Morrison
Sobre
o LivroInspirado num facto verídico ocorrido no Kentucky em 1856, Beloved retrata o horror e a insanidade de um passado doloroso, numa época em que o país começava a confrontar -se com as feridas deixadas pela escravatura recém-abolida. Neste romance, Sethe, ex-escrava, mata a sua própria filha, ainda bebé, para que esta escape ao destino indigno e atroz da servidão.
Consegue fugir para Cincinatti, Ohio, onde cheia de esperança pensa poder viver uma nova vida. Mas, dezoito anos mais tarde, coisas horríveis começam a acontecer: Sethe ainda não é uma pessoa livre, a sua casa não só é assombrada pelas memórias torturantes do passado, como também pelo fantasma da bebé que morreu sem ter um nome e em cuja sepultura está gravada uma única palavra: Beloved.
Considerado pelo New York Times um dos romances mais importantes do século XX e vencedor do Prémio Pulitzer, Beloved é o mais famoso livro de Toni Morrison, distinguida com o Prémio Nobel da Literatura.
Um retrato realista e pungente da condição cruel e infame dos negros americanos durante o século XIX, narrado com virtuosismo e arte.
O romance tem várias camadas, e descobrimo-las à medida que a leitura avança. Apesar de ser ficção, encontra-se entre a literatura oral, e o romance histórico, para nos contar uma história de resistência entre as dores mal resolvidas da escravatura nos Estados Unidos da América.
Livro muito bom, muito realista sobre a história do racismo na América. Apesar de retratar uma situação antiga, mantém-se, infelizmente, ainda muito atual. Muito bem escrito.
Livro que retrata a América na transição de uma sociedade escravagista para o tempo abolicionista. Um livro de um realismo fantástico da condição humana e das suas perversidades.
A realidade americana de segregação e racismo já é antiga. Neste livro, com uma linguagem poderosa embora difícil de acompanhar, retrata-se o passado de uma mulher que não consegue ter paz precisamente porque é assombrada por ele. Aproxima-se por vezes de uma novela de terror mas compensa a energia gasta na sua leitura.
Um testemunho da vida, misérias e aspirações da população afro-americana em finais do século XIX. A não perder!
Depois do filme, pude final/ ler o livro! É deveras uma história arrebatadora e impressionante. Adorei!