10% de desconto

A Natureza Das Teorias Da Conspiração eBook

de Michael Butter
Livro eBook
Editor: Desassossego, maio de 2022 ‧
11,99€
10% DESCONTO CARTÃO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Ebook para wook reader
Prefácio exclusivo do autor para a edição portuguesa.

Os EUA foram responsáveis pelos ataques do 11 de Setembro. As vacinas são uma forma de manipulação. A chegada à Lua nunca aconteceu. No mundo atual, as teorias da conspiração parecem proliferar. Mas o que são as teorias da conspiração e por que razão acreditamos nelas? Sempre existiram ou são uma característica do nosso mundo moderno?

Neste livro, Michael Butter fornece uma introdução clara e abrangente sobre a natureza e o desenvolvimento destas teorias. Apesar de serem menos populares e influentes do que no passado, o seu recente renascimento está relacionado com a internet, que lhes dá maior exposição e contribui para a fragmentação da esfera pública. Atualmente, as teorias da conspiração continuam a ser estigmatizadas em muitos ramos da cultura mainstream, mas estão a ser mais uma vez aceites como conhecimento legítimo noutros. É o choque entre estes domínios e as suas diferentes conceções de verdade que tem incendiado o debate atual sobre as teorias da conspiração.

A Natureza Das Teorias Da Conspiração

de Michael Butter

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899033771
Editor: Desassossego
Data de Lançamento: maio de 2022
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação Temática: eBooks em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789899033771
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor

Um livro útil destruido pela tradução

Carlos Romero

Não me lembro, nos últimos anos, de ler um livro com uma tradução tão desastrada como o publicado agora pelas Edições Desassossego sob o título “A natureza das teorias da conspiração - quando nada é o que parece”, de Michael Butter, a partir do original alemão. Vírgulas semeadas a esmo, discordância entre sujeito e predicado, recurso a vocábulos retorcidos como “semelhantemente”, inúmeras passagens incompreensíveis, de tal modo que alguns capítulos são quase impossíveis de decifrar. A tradução, de Neuza da Silva Faustino, é de uma incompetência tão esmagadora, que cheguei a pensar devolver o livro à editora. Percebe-se, no meio daquela algaraviada, que Butter tinha coisas interessantes a partilhar, mas a tradução a roçar o desastre quase compromete o louvável desígnio do autor. A evitar, e, já agora, a denunciar junto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que apoiou a edição.

SOBRE O AUTOR

Michael Butter

Michael Butter é professor de Estudos Americanos na Universidade de Tübingen. Dirige atualmente um projeto sobre populismo e teorias da conspiração ao abrigo do Conselho Europeu de Investigação.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU