A Interdisciplinaridade E A Transdisciplinaridade Na Formação Dos Estudantes De Música eBook
de Flavio Caldonazzo De Castro
Sobre
o LivroA idéia deste livro partiu de observações que fui fazendo ao longo da vida. Percebi durante 30 anos de ensino musical, que muitos alunos e professores, prescindiam de uma maior associação com outras artes, com a história, a filosofia, literatura, artes plásticas, etc.. Somente desta forma eles obteriam uma formação mais sólida e profunda, que pudessem utilizar como ferramenta eficaz para até mesmo uma maior apreciação da própria música. A modernidade caminha na direção irreversível da transdisciplinaridade. Mesmo o terreno da análise musical específica compreende hoje uma visão atrelada a aspectos culturais mais elásticos e não somente a reflexão puramente técnica e estrutural da música. Existem estudantes, professores, e instituições de ensino de música, não compromissados com esta realidade, permanecendo em uma prática educativa fragmentada. A reversão deste quadro é urgente e está vinculada a uma visão inter e transdisciplinar. No entanto, para que esta mudança se opere, há que se contar com o despertar do prazer da leitura, da pesquisa constante, do amor pelo estudo e pelo conhecer em cada indivíduo, que poderá se tornar um agente eficaz na disciminação deste enriquecimento.
Livro com informações importantes sobre a diferença entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Foi no início dos anos 80 que tive o privilégio de conhecer Flavio Caldonazzo de Castro. Ele havia me procurado para ter aulas de piano; porém, tinha certeza absoluta de que estava diante de alguém que era muito mais do que um simples músico. (...) o que mais me espantava era a sua enorme capacidade e maturidade para “filosofar” sobre tudo (...) Por tudo isso, não me espantei quando recebi um exemplar de seu livro “A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade na formação dos estudantes de música” que vem falar, justamente, do quão importante é saber agregar outros tipos de conhecimento para a melhor e mais completa formação do “homem-músico”. Um livro que, certamente, deveria ser lido por todos os professores e estudantes de música que, infelizmente, em sua maioria, ainda acreditam que o aprendizado musical pode ser adquirido através da misantropia e do estudo entre quatro paredes. Enfim, um livro que recomendo com muito entusiasmo a todos – músicos e não músicos. FLÁVIO AUGUSTO [Doutorando em Música pela Escola de Música da UFRJ, Mestre em Práticas Interpretativas pela Escola de Música da UFRJ, Pós-Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG), pianista, professor e “Músico” da Escola de Música da UFRJ.]
Foi no início dos anos 80 que tive o privilégio de conhecer Flavio Caldonazzo de Castro. Ele havia me procurado para ter aulas de piano; porém, tinha certeza absoluta de que estava diante de alguém que era muito mais do que um simples músico. (...) o que mais me espantava era a sua enorme capacidade e maturidade para “filosofar” sobre tudo (...) Por tudo isso, não me espantei quando recebi um exemplar de seu livro “A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade na formação dos estudantes de música” que vem falar, justamente, do quão importante é saber agregar outros tipos de conhecimento para a melhor e mais completa formação do “homem-músico”. Um livro que, certamente, deveria ser lido por todos os professores e estudantes de música que, infelizmente, em sua maioria, ainda acreditam que o aprendizado musical pode ser adquirido através da misantropia e do estudo entre quatro paredes. Enfim, um livro que recomendo com muito entusiasmo a todos – músicos e não músicos. FLÁVIO AUGUSTO [Doutorando em Música pela Escola de Música da UFRJ, Mestre em Práticas Interpretativas pela Escola de Música da UFRJ, Pós-Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG), pianista, professor e “Músico” da Escola de Música da UFRJ.]