Wook

Zeferino Lopes

Nascido a 24 de Março de 1954 na freguesia de Peroselo, Penafiel.
Fez os estudos secundários no Seminário Diocesano do Porto e Liceu D.Manuel II do Porto, tendo dispensado do exame de aptidão à Universidade.
Concluiu, em Janeiro de 1978, a Licenciatura em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a média geral de 15 valores (para além de Filosofia, o curso incluía cadeiras no âmbito das ciências sociais e humanas tais como Introdução à Psicologia, Psicologia Experimental, Psicanálise da Educação, Teorias da Informação e Mass Media, Antropologia Cultural, Estética, entre outras).
Foi Professor de Português, História, Estudos Sociais e Ciências Sociais, no Ciclo Preparatório desde 5 de Março de 1975 até Junho/78, nas escolas Preparatórias de Macedo de Cavaleiros e Ramalho Ortigão (Porto); Professor de Filosofia, Psicologia, Introdução à Política e Psicossociologia dos cursos complementares do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos), a partir de 78/79, ano em que realizou o Estágio Clássico, em Filosofia, na Escola Secundária Rodrigues de Freitas (Porto).
Lecionou na Escola Secundária de Artes Decorativas (Porto) e Secundária do Marco de Canaveses.
Desde 82/83, foi professor efetivo (PQND) da Escola Secundária de Penafiel onde exerceu vários cargos tais como delegado de grupo, coordenador dos diretores de turma, membro do conselho diretivo, delegado de disciplina.
Foi também Professor/Monitor de Marketing num curso de formação profissional subsidiado pela Comunidade Europeia.
Concluiu o mestrado em Filosofia/Antropologia na Faculdade de Filosofia de Braga (Universidade Católica Portuguesa) em 20/Nov./97 com a dissertação René Girard: uma ciência religiosa, uma ciência do humano tendo obtido a classificação de Muito Bom.
Lecionou, como Professor adjunto, Filosofia da Educação no Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE - Felgueiras) no ano de 2000.
Frequentou Cursos Intensivos Erasmus sobre Antropologia Filosófica e Antropologia Clínica nas Universidades: Facultés Universitaires de Notre-Dame de La Paix em Namur - Bélgica (Set. 1995), Université de Rennes 2 - França (Set. 1996) e Colóquio Internacional de Antropologia Clínica também na Université de Rennes 2, Département Sciences du Langage - França (Maio 1995).
Publicou, para além de pequenos artigos em jornais, um artigo intitulado Para uma Nova Ciência dos Mitos na perspetiva de René Girard, na Revista Portuguesa de Filosofia, Tomo LVI, Faculdade de Filosofia de Braga - UCP, Jan./Jun. 2000, pp.143-160.
Em 2007 doutorou-se em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Fac. Filosofia de Braga) com a tese Que Futuro Hoje? - Economia, violência e sagrado na perspectiva de Jean-Pierre Dupuy editada nas Publicações Maitreya.
Tem uma perspetiva simultaneamente ética e estética da cultura e da ciência.
Por este motivo, interessa-se pela defesa do património natural e cultural e apoia os movimentos em defesa da não-violência.
Pela força das circunstâncias, escreveu vários artigos de reflexão crítica sobre a política educativa deste país e que compõem uma coletânea publicada, em livro, na editora Temas Originais, intitulado Professor à beira de um ataque.

bibliografia

Que Futuro Hoje?

Que Futuro Hoje?

Pub.Maitreya Unip.,Lda
05-2018
0,00€
Professor à beira de um ataque

Professor à beira de um ataque

Temas Originais
12-2009
0,00€
X
recomendar
Zeferino Lopes
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.