Ricardo Serra

O percurso de Ricardo Serra tem sido pautado por uma bem-sucedida conciliação entre estudo, trabalho e cidadania ativa.
As férias e fins-de-semana desde muito cedo passados numa pequena empresa da aldeia de Vales do Rio, concelho da Covilhã, de onde é originário, marcam o seu primeiro contacto com o mundo do trabalho, o qual prossegue até à conclusão dos estudos superiores.
A Universidade da Beira Interior, onde obtém a licenciatura e pós-graduação/MBA em Gestão marca também a sua entrada na vida profissional adulta.
Após uma passagem pelo Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional desta instituição, onde elabora em co-autoria o relatório de justificação da criação do Parque Tecnológico da Covilhã, a primeira infraestrutura do género a instalar-se no interior do País, torna-se Diretor Executivo do primeiro Cyber Centro português.
Sucedem-se participações em coletividades, atividades cívicas e de voluntariado, e uma breve incursão como Secretário da Mesa da Assembleia de Freguesia de Vales do Rio, unidade territorial que foi entretanto extinta pelo garrote da Lei nº 11-A/2013, de 28 de Janeiro, que impôs a reorganização administrativa do território das freguesias portuguesas.
Depois de rejeitar convites para lecionar em instituições de ensino superior fora da região onde nasceu e cresceu, o atual rumo da sua carreira começou a esboçar-se com o início de funções no Município da Covilhã, onde tem exercido diversas atividades de natureza técnica e de coordenação de serviços.
De permeio, retorna ao Instituto Politécnico da Guarda e aí conclui o Mestrado em Gestão – Ramo de Administração Pública com o projeto aplicado intitulado A Autonomia e Competitividade Tributária dos Municípios Portugueses, com avaliação de 19 valores, que através desta publicação dá a conhecer a um público mais vasto as linhas do seu pensamento e dos seus conhecimentos técnicos e os submete à crítica.
O Livro Autonomia e Competitividade Tributária dos Municípios Portugueses resulta de um estudo académico, constitui simultaneamente um alerta e um convite aos municípios portugueses para melhorarem o nível e qualidade da gestão scal/tributária, em benefício do seu equilíbrio orçamental, como instrumento de competitividade e atracão de investimento e contribuindo para o aumento do nível de satisfação e qualidade de vida dos respetivos munícipes.
A recente incursão pela Direcção-Geral da Administração Local e pelo doutoramento em Administração Pública do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa confirmam o interesse de Ricardo Serra em aprofundar estas matérias, deixando antever a realização de novos estudos e projetos por parte do autor, demonstrando a sua antiga e continuada paixão pelo saber e pela ligação à academia.
É membro efetivo nº 11999 da Ordem dos Economistas e nº 52578 da Ordem dos Contabilistas Certificados.
partilhar

bibliografia

X
recomendar
Ricardo Serra
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet MBWay, quando a morada de envio selecionada é em Portugal.
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.