Fotografia de Félix Cucurull

Félix Cucurull

Fèlix Cucurull. (1919-1996), romancista, poeta, ensaísta e tradutor catalão, foi, sobretudo, um grande defensor da cultura da Catalunha. Combateu contra a repressão exercida pelo franquismo e a agressiva aculturação a que as diferentes regiões de Espanha foram submetidas. Militou na Assembleia da Catalunha, na Frente Nacional da Catalunha, no Partido Socialista de Libertação Nacional.
Viveu em Portugal, graças a uma bolsa da Fundação Gulbenkian, entre 1963 e 1965. Colaborou no Diário de Notícias, no Diário de Lisboa e na Colóquio/Letras, entre outras publicações.
Traduziu diversos livros de autores portugueses para catalão e colaborou, com Manuel Seabra, na edição de uma antologia de contos e poemas portugueses, que inclui textos de escritores como Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Raul Brandão, Aquilino Ribeiro, José Gomes Ferreira ou Branquinho da Fonseca.

bibliografia

ordenação

Quem comprou este autor também comprou

X
recomendar
Félix Cucurull
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.
A sua identificação:
A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:
X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
ficha.popup.recommend.error.title
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro!
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.